this is an h1

this is an h2

Sat Jun 10 14:50:29 BRT 2023
Empreendedorismo | PLANO DE NEGÓCIOS
Por que um Plano de Negócios é tão importante?

Entenda como a elaboração de um bom e adequado Plano de Negócios na sua empresa cria impactos positivos para o crescimento sustentável e de longo prazo.

· Atualizado em 10/06/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Não há ferramenta mais conhecida no universo dos empreendedores do que o Plano de Negócios. Acreditamos também que todos os empreendedores não apenas saibam que essa é uma ótima e prática ferramenta de planejamento, como também saibam o quanto ela é fundamental para gerenciar e planejar a expansão de sua empresa. 

Mas a grande questão recai sobre a dificuldade em aplicar um Plano de Negócios. Será que é porque às vezes ele é tão distante da realidade? Então, temos aqui um dilema: a empresa fracassou porque não elaborou um Plano de Negócios adequado aos riscos do negócio e aos riscos de sua realidade, ou a empresa tinha um bom Plano de Negócios, mas os empreendedores não agiram seguindo esse plano? 

Vamos conhecer um pouco mais sobre um Plano de Negócios e as principais recomendações para elaborar e seguir um que seja adequado à sua empresa. O plano:

  • pode ser aplicado tanto para empresas iniciantes quanto para empresas já existentes;
  • descreve os objetivos de um negócio e quais são os passos que devem ser dados para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas, segundo conceito de Plano de Negócios divulgado pelo Sebrae;
  • ajuda a identificar se a ideia de negócio é viável;
  • é uma ferramenta muito importante para a comunicação da empresa com os colaboradores na construção de uma visão única e responde à questão estratégica mais importante sobre aonde queremos chegar;

A seguir, apontamos algumas questões que evidenciam o impacto do Plano de Negócios nas empresas:

1. Conhecimento do negócio da organização: ao fazer um plano completo, o empreendedor e os colaboradores da empresa aprendem sobre os diferentes aspectos do negócio e a sua execução, permitindo identificar os pontos críticos a serem observados e acompanhados.

2. Melhoria dos processos organizacionais: funcionando como um planejamento prévio, o Plano de Negócios permite observar onde os processos precisam de otimização e a sua evolução ao longo do tempo de execução do plano.

3. Adaptação às mudanças: deve ser visto como um guia orientador, por isso é necessário constantemente uma revisão e atualização dos planos para ajustar as mudanças que estão ocorrendo no mercado.

4. Favorece a realização de parcerias: os parceiros do negócio são fatores fundamentais para o crescimento sustentado de uma empresa, por isso o plano deve prever a busca por parceiros estratégicos que possam solucionar problemas a custos muito menores do que aqueles que a empresa teria ao desenvolver uma solução própria.

5. Orienta a expansão da empresa: a estratégia de crescimento deve ser bem orientada e pautada em oportunidades e competências. Isso implica em estar de prontidão para iniciar o crescimento a qualquer momento, mas aguardando a oportunidade certa. Essa prontidão se adquire momento a momento pela internalização de tecnologia e conhecimentos necessários.

Empreendedor, busque no Sebrae o seu parceiro ideal para apoiar a elaboração de um bom e adequado Plano de Negócios. Aproveite e inscreva-se para os nossos cursos EaD Como elaborar um Plano de Negócio e Como planejar o seu negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?