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Fri Mar 10 17:38:05 BRT 2023
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Por que utilizar o WhatsApp no seu atendimento e marketing digital

Whatsapp está presente na maioria dos smartphones brasileiros e pode ajudar o seu negócio a se aproximar e se conectar com o cliente.

· Atualizado em 10/03/2023
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O WhatsApp é um dos aplicativos de troca de mensagens mais populares no Brasil. De acordo com uma pesquisa da agência de marketing Mirago, 99% dos smartphones brasileiros têm o aplicativo instalado.

Com a pandemia de covid-19 e o distanciamento social, muitas empresas compreenderam o potencial do atendimento via WhatsApp e o seu uso se tornou mais frequente.

A versão Business, criada em 2019, traz inúmeros recursos de automatização do atendimento. É possível, por exemplo, criar etiquetas para identificar o seu cliente no funil de vendas.

Assim, você consegue visualizar se está na hora de enviar uma oferta, conteúdo de subsídio sobre o seu produto ou uma avaliação, se ele já tiver efetuado a compra. Significa que o aplicativo pode ser utilizado na sua estratégia de marketing digital. 

O WhatsApp Business serve, assim, para manter contato direto aproximar sua empresa do cliente. Os consumidores têm um canal direto de envio de dúvidas, reclamações e sugestões. O que pode aumentar a confiança dos usuários na sua marca.

O aplicativo permite a programação de mensagens automáticas e o disparo no momento de uma entrega ou compra, por exemplo.

Ainda existem outras funcionalidades que podem ajudar as empresas, como mensagens automáticas fora do horário de funcionamento e um sistema de métricas detalhadas sobre a quantidade de mensagens lidas e entregues.

Também é possível configurar o perfil da empresa com informações como: horário de funcionamento, site, tag com categoria do comércio, descrição da empresa e endereço.

Investir em marketing direto com o cliente, como a divulgação de promoções-relâmpago ou até mesmo de eventos que vão ocorrer na sua empresa, é uma forma de aproveitar o potencial do WhatasApp. 

Além de se conectar com clientes, você também se aproxima dos seus colaboradores. O endomarketing é bastante utilizado em empresas que buscam trazer os funcionários para mais perto da gestão. Por meio do disparo de conteúdos relevantes e dentro do escopo de atuação, é possível se conectar à sua equipe.

Esses são apenas alguns pontos do porquê toda a empresa deve ter um WhatsApp Business. O aplicativo vai ajudar a aumentar os seus resultados, suas vendas e comunicação com seus clientes e colaboradores. 

Hoje, existe uma cobrança forte do público por um atendimento mais ágil e personalizado. A concorrência também é grande e não perde tempo. Por isso, se você ainda não utiliza o WhatsApp no seu negócio, pesquise e pense em como passar a usar esse recurso no seu atendimento e marketing digital. 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR: Como o WhatsApp pode aumentar os resultados da sua empresa?

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