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Mon Jul 18 14:08:11 BRT 2022
Inovação | MELHORIA EM DESIGN
Por que você precisa ter um site responsivo?

Os dispositivos móveis passaram a ser vitrines e cada vez mais os brasileiros os utilizam na hora das compras.

· Atualizado em 18/07/2022
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Quem tem um negócio ou produto digital, além de trabalhar na qualidade e no preço, precisa estar por dentro das novas tecnologias. E, hoje, para atuar no mercado digital, primeiro, precisamos falar dos dispositivos, principalmente os móveis. 

Pesquisa da GSMA Intelligence mostra que, no início de 2022, o Brasil tinha 224,9 milhões de conexões nos celulares, o que significa 105% da população brasileira em posse de celulares, tablets e outros dispositivos móveis. 

Além disso, a pandemia de Covid-19 transformou o comportamento dos consumidores, que precisaram, por conta do isolamento social, encontrar saídas para fazer suas compras. Estima-se que, no auge do distanciamento social, entre os meses de abril e junho de 2020, cerca de 5,7 milhões de consumidores passaram a comprar no mercado digital. 

Do essencial ao supérfluo, tudo passou a ser negociado pela internet e, principalmente, pelos celulares. Se for preciso escolher entre computador e mobile, não pense duas vezes. Quem trabalha com negócios digitais precisa se preparar para receber visitas em seu site a partir dos celulares. Como? Pensando em sites mais leves e adaptáveis para a versão mobile.

Design responsivo

O design responsivo é uma técnica que permite a adaptação de uma página para que ela seja visualizada em qualquer dispositivo, independentemente do tamanho de janela ou tela. 

Não faz diferença, portanto, se seu cliente está acessando o site do computador ou do celular, já que o site se adapta ao dispositivo e o consumidor consegue visualizá-lo confortavelmente. Assim, o ideal é que o site do seu negócio tenha um design responsivo para que possa ser visto tanto no computador quanto no celular do seu cliente. 

Ser responsivo também é ter uma velocidade de carregamento rápida e oferecer segurança. Relatórios do Google apontam que, se um site demora mais de três segundos para carregar, 53% dos visitantes mobile o abandonam. Ou seja, além da segurança, é preciso pensar na velocidade de carregamento e consumo de dados. Confira a ferramenta do Google em que você pode testar parâmetros do seu site mobile, como a velocidade. 

Experiência do Usuário

Atualmente, a experiência do usuário tem ganhado muita relevância. Esse conceito significa que o site precisa ser intuitivo, simples, organizado e fácil de se navegar. 

A Experiência do Usuário (UX) é um conjunto de fatores e sentimentos relacionados à interação de um usuário com um produto, serviço ou sistema, que pode gerar satisfação ou frustração, bem como uma percepção positiva ou negativa. 

De acordo com o último Relatório do Varejo, da Adyen, 86% dos entrevistados afirmaram que a facilidade de navegação em um site de compras é tão importante quanto a qualidade do produto. E 76% dos entrevistados disseram que não voltariam a comprar com varejistas cujos sites tinham uma navegação complicada. 

Todos saem ganhando quando a experiência do usuário é levada em consideração, pois o consumidor que se sente satisfeito pode recomendar ou voltar a fazer novas compras. É um ciclo simples que vai girar e trazer benefícios a todos. 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

O que é um site responsivo

Saiba como adaptar sua loja virtual para dispositivos móveis

E aproveite os cursos do SEBRAE:

Marketing digital: planejar para vender pela Internet

Inovação e possibilidades de crescimento


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