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Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Posicionamento de marca: a importância da identidade visual

Neste artigo da série Posicionamento de marca, conheça os principais elementos para criar a identidade visual de moda.

· 26/01/2023 · Atualizado em 01/02/2023
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A identidade visual de uma empresa é um cartão de visitas que não pode ser feito de qualquer maneira, exigindo o conhecimento de alguns conceitos importantes para que seja harmônica e cause o efeito desejado. Isso porque a identidade visual reúne os elementos gráficos que têm o objetivo de comunicar ao público a ideia, os valores, os propósitos e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Fazem parte da identidade visual de uma empresa o nome, slogan, cores, tipografia, embalagens, site, redes sociais, cartões de visita e outras peças de divulgação.

É importante considerar que a definição da identidade visual vai muito além do que escolher paleta de cores ou criar uma logomarca. Na verdade, trata-se de criar uma imagem reconhecível aos olhos dos consumidores, o que não se esgota na criação de um logotipo ou de uma logomarca. Quando a identidade visual é bem construída, a imagem da empresa vem imediatamente à cabeça. Vamos fazer um teste? Pense em um fundo vermelho com a logomarca branca. De quem você lembrou? Certo se respondeu Coca-Cola. Agora pense na letra M amarela aplicada sobre um fundo vermelho. Acertou novamente se respondeu McDonalds.

Analise também os exemplos da Apple e da Animal Planet, marcas com forte identidade visual. Com o slogan “Nossos produtos tornam você especial”, usada em todas as campanhas publicitárias, a Apple constrói uma forte conexão emocional com os consumidores, enfatizando a qualidade que você receberá ao adquirir os produtos: inspiração, criatividade e originalidade, o que é reforçado pelo uso de linhas finas, cores monocromáticas e metálicas, gráficos, entre outros elementos que transmitem a ideia de estilo e sofisticação. Já o canal Animal Planet apresentou seu novo logotipo com o elefante azul pulando, que se tornou a personificação visual da ideia “Estamos aqui para entreter, surpreender, aproximar as pessoas dos animais e da natureza e preservar a alegria da infância”.

Agora que você compreendeu o que é uma identidade visual bem elaborada, é preciso entender também  a diferença entre marca, identidade visual e branding e como esses conceitos se relacionam, afinal eles não têm o mesmo significado, não são sinônimos.

A marca (brand, em inglês) é basicamente o logotipo de uma empresa. A logomarca é a representação visual de um negócio, de como ele quer se posicionar no mercado, transmitindo ideias de modernidade, ousadia, tradição, luxo, elegância, entre muitas outras.

O branding, por sua vez, define o processo de gestão das estratégias que incluem a logomarca e a identidade visual (veja no infográfico as etapas de construção), mas não se resumem a isso: ele é responsável pelo planejamento e criação dos conceitos a respeito de quem é a empresa, como ela se posiciona, como vê o mundo e como quer conversar com os clientes, ou seja, o branding trabalha as premissas da marca, a essência que vai sustentar os conteúdos visuais.

Então, que tal trabalhar o conjunto de identidade visual, branding e marca de forma estratégica, posicionando-se adequadamente no mercado? O Sebrae pode ajudar você com os seus serviços de consultoria, cursos e conteúdos. Contate-nos pelo número 0800 570 0800.


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