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Wed Feb 01 20:29:45 BRT 2023
Empreendedorismo | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
Posicionamento de marca: marketing de defensores

Saiba neste artigo da série Posicionamento de marca o que é o marketing de defensores e por que aplicar no seu negócio.

· Atualizado em 01/02/2023
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Você já ouviu falar em marketing de defensores e sabe quais são os benefícios em adotar a estratégia na sua empresa? Não? Pois saiba que o principal objetivo dessa estratégia não é vender os seus produtos, e sim, criar fãs da sua marca. Isso mesmo! Como fãs, os seus clientes - além de colaboradores e entusiastas - vão se tornar verdadeiros defensores da marca, advogando e promovendo favoravelmente o seu negócio. Trata-se de um time de clientes satisfeitos e engajados que interagem nas redes sociais, indicando o seu produto/serviço, comentando sobre ele, estabelecendo conexões emocionais com a sua marca. É uma espécie de marketing boca a boca, como se costuma dizer - o chamado marketing orgânico.

O marketing de defensores promove o empoderamento do cliente, do usuário comum do produto de uma marca. Antes - não que isso não ocorra mais -, era comum as empresas terem os seus “embaixadores de marca e de produtos”, em que a promoção era feita por uma celebridade ou uma figura muito conhecida. Depois isso, estendeu-se aos influencers, blogueiros, youtubers, enfim, a defesa continuava nas mãos de uma figura central.

Hoje, de forma muito mais democrática, clientes fiéis de uma marca utilizam as redes sociais para procurar por produtos, tirar dúvidas, comentar sobre eles e muito mais. Muitos chegam a ser fanáticos: não perdem um conteúdo postado, acompanham todos os vídeos, lançamentos, interagindo em comentários e compartilhamentos. Ou seja: o relacionamento com a empresa vai muito além do aspecto comercial. Isso acontece quando o cliente se identifica com os valores da marca, daí a importância de posicionar-se e entregar para o seu cliente a visão da empresa, proporcionar boas experiências na jornada de compra e inovar com produtos que realmente solucionem as necessidades do consumidor, ou seja, é preciso diferenciar-se da concorrência.

As vantagens de ter defensores da marca são relevantes, primeiro, porque uma legião de fãs dispostos a fazer o conteúdo orgânico para a sua empresa já se constitui em um diferencial. Uma pesquisa do Marketing Institute mostra que o conteúdo criado por defensores recebe até dez vezes mais engajamento do que mídias pagas e sete vezes mais do que os conteúdos publicados nos canais oficiais da empresa. É o poder do consumidor. Essa interação gerada pelos defensores aumenta a presença digital da marca e cria um time de vendas (indireto) descentralizado, já que é capaz de proporcionar o aumento da taxa de conversão.

Uma boa estratégia para atrair esses fãs da marca é criar um programa, deixando os objetivos da empresa claros para os defensores, definindo as personas da sua marca (perfil/personagem do cliente ideal) e criando um canal/uma comunidade para reunir os feedbacks e conteúdos. É fundamental avançar nesse sentido, já que o perfil do consumidor não é mais aquele que busca um produto somente pelo marketing tradicional. Muitos procuram, antes de finalizar a compra, conhecer a opinião de outros consumidores, daí a necessidade de humanização das marcas, aproximando-se dos seus clientes e conhecendo as reais necessidades deles. Nesse sentido, não se esqueça de fornecer um produto/serviço excelente e proporcionar boas experiências de compra. Coloque o seu cliente em primeiro lugar e incentive-o a compartilhar suas experiências com a marca.

Se você pretende iniciar o processo de implantação do marketing de defensores e não sabe como começar, procure os serviços do Sebrae pelo 0800 570 0800.


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