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Mon Jul 18 15:26:19 BRT 2016
Mercado e Vendas | PROMOÇÃO
Potencialize as vendas por meio de promoções e ofertas

Defina o produto e faça um planejamento com o objetivo de cativar os clientes por meio de bons preços, pontualidade na entrega e liquidações.

· Atualizado em 18/07/2016
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Antes de pensar em layout ou de rabiscar qualquer palavra no papel, é necessário definir qual será a "oferta". É ela que motivará ou não o cliente a procurar sua empresa.

Fique de olho

A primeira dica é analisar cuidadosamente o mercado-alvo e definir uma oferta que seja capaz de superar a inércia do cliente potencial com base nos quatros "Ps" do marketing - produto, preço, ponto e promoção.

Isso é feito para obter o valor máximo de interesse desse mercado, com ganhos em vendas em curto prazo e lealdade do cliente em longo prazo.

Considerando a integração entre os quatros "Ps" do marketing procure:

Quanto ao Produto

  • Segmentar um mercado por região ou estado, por dados demográficos (sexo, idade, renda etc.) ou dados psicográficos (estilo de vida, personalidade etc.);
  • Fazer com que o cliente perceba que o seu produto é diferente, exclusivo, mais fácil de comprar ou mais econômico;
  • Enfocar os benefícios, e não somente as características;
  • Promover uma marca forte;
  • Convencer o cliente de que a sua é a melhor marca;
  • Demonstrar a aplicação de seu produto por meio de fotos, ilustrações e de um texto bem elaborado;
  • Realçar a apresentação do produto por meio da embalagem;
  • Oferecer variedade na medida da necessidade;
  • Criar kits ou pacotes alternativos para nichos de mercado;
  • Envolver o cliente, permitindo a ele escolher o produto que mais lhe convém;
  • Servir com pontualidade na entrega;
  • Adotar o conceito "bom, melhor, o máximo", apresentando os produtos nessa ordem, do básico ao mais sofisticado;
  • Criar o conceito de clube, por meio da prospecção de clientes-sócios, dando-lhes vantagens especiais;
  • Acrescentar acessórios relacionados ao produto para torná-lo mais exclusivo e atraente.

Quanto ao Preço

  • Flexibilizar a oferta dos produtos em função de quantidade, tipo "dois por R$ x", "três por R$ x";
  • Oferecer desconto por tamanho do pedido;
  • Estabelecer ofertas especiais para lançamentos;
  • Oferecer reembolso na compra inicial;
  • Estabelecer desconto com base no relacionamento;
  • Estabelecer descontos nos períodos sazonais;
  • Criar liquidações;
  • Criar "encabeçadores de pedidos", ou seja, mercadoria-isca para gerar compras por impulso;
  • Dar um ponto de referência para o seu preço, para fins de comparação;
  • Oferecer termos de pagamento, para reduzir a percepção de riscos e facilitar o pagamento;
  • Proporcionar experimentação do produto gratuita durante determinado período;
  • Gerar cobrança após a compra efetiva;
  • Dar opções de reserva;
  • Dar garantia do dinheiro de volta;
  • Oferecer pagamento parcelado;
  • Aceitar cartões de crédito;
  • Criar vantagem para pagamento antecipado.

Quanto ao Ponto (distribuição dos produtos e localização da loja)

  • Vender e entregar pelo correio;
  • Vender por telefone (0800);
  • Aceitar pedidos por fax ou internet;
  • Explorar toda a visibilidade da loja;
  • Ter uma fachada extremamente atraente e convidativa;
  • Desenvolver um projeto personalizado de merchandising.

 


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