this is an h1

this is an h2

Mon Feb 06 20:56:10 BRT 2023
Inovação | MELHORIA NA COMPETITIVIDADE
Pré-moldados de concreto: fabricação e montagem

Conheça a nova tendência pré-moldados no setor da construção civil e como ela pode ser vantajosa para clientes, profissionais do ramo e até para o meio ambiente

· 14/12/2022 · Atualizado em 06/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Atualmente, o setor da construção civil tem buscado otimizar seus processos de trabalho até mesmo pela competitividade do mercado, que cobra maior qualidade das obras em um menor período de tempo. Uma das formas de atender essa demanda é a partir da tecnologia, e uma das mais bem sucedidas é a construção pré moldada de concreto.

Como o ramo da construção civil é lucrativo, tudo o que facilita o processo de desenvolvimento das obras é produtivo para o setor. As estruturas pré moldadas estão cada vez mais populares e sua construção consiste em encaixar um concreto em um molde. 

O processo é totalmente automatizado, o que possibilita a construção de blocos em diferentes tamanhos, para diferentes tipos de construção (casas, prédios, entre outros). 

O que são pré moldados de concreto?

São construídos a partir de alguns elementos de estrutura da construção, como: lajes, pilares, vigas e contravigas. 

Em geral, os pré moldados são modulados em um local específico onde o seu controle de qualidade possa ser exercido com rigor. Depois de pronto, a peça é transportada para a área onde haverá a construção e posicionamento definitivo.

Custo-benefício

O custo-benefício dos pré moldados é mais rentável porque ele otimiza todo o processo de construção da obra. Por exemplo, como eles precisarão ser fabricados previamente, isso requer mais planejamento. Desse modo, a compra será direcionada e a produção será mais assertiva, o que reduz a probabilidade de desperdícios.

Outro ponto muito vantajoso é que por ser um estilo de obra onde a produção é controlada e os materiais são construídos para manter a durabilidade a longo prazo, há menor incidência de resíduos. Esse aspecto é positivo tanto para o cliente, como para a sustentabilidade da construção, visto que os resíduos são prejudiciais para a natureza quando há o descarte incorreto de materiais.

Dicas para montagem de pré-moldados de concreto

E agora, para finalizar, o Sebrae selecionou algumas dicas especiais para empreendedores que atuam no ramo ou querem aprofundar o seu conhecimento. Confira! 

  1. Escolha o local adequado para a construção dos blocos – que tenha o espaço e os equipamentos necessários para a produção.
  2. Conheça a demanda – qual será o tipo de construção? Qual a escala? Ao conhecer a demanda, você entenderá previamente como a estrutura poderá ser organizada.
  3. Faça um cronograma da sua obra – se você quer que a sua montagem de pré moldados seja eficaz, estabeleça prazos. O planejamento é a ferramenta chave para a redução de custos e otimização da obra.
  4. Pense no transporte – ainda na fase de concepção do projeto, lembre-se de pensar em como vai transportar os pré moldados até o local de permanência definitiva. Organize toda a logística para tornar viável o meio de transporte e trajeto.

Gostou do conteúdo? Então você provavelmente vai gostar de acompanhar o nosso material sobre o setor da construção. Que tal conhecer quais são as tendências da construção civil para esse ano? E mais, veja também o artigo sobre os 3 produtos inovadores da construção.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora