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Mercado e Vendas | PREÇO
Precificação de produtos venda mais que a concorrência na Black Friday

Entenda como precificar seus produtos de forma mais eficiente e aumente o seu faturamento na Black Friday.

· 07/10/2022 · Atualizado em 01/11/2022
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Com a chegada da Black Friday, a expectativa do empreendedor é de organizar sua empresa para aumentar suas vendas. E não é novidade que o consumidor da Black Friday não está interessado apenas em realizar compras, ele quer comprar com preços baixos!

Para comercializar os seus produtos ou serviços a preços promocionais, é preciso desenvolver uma estratégia correta de precificação.

O que é precificação?

A precificação dos seus produtos ou serviços consiste em definir por qual preço (valor monetário) de mercado eles serão comercializados. Essa não é uma tarefa simples, visto que é preciso levar em conta fatores como os gastos da empresa, a satisfação do cliente, a concorrência e a rentabilidade do negócio.

No que diz respeito à precificação, vamos compreender melhor algumas variáveis importantes às quais o empreendedor deve atentar-se:

Passa a passo para a precificação - Precificação de produtos venda mais que a concorrência na Black Friday

Expectativa de consumo

Depois do impacto da covid-19 no setor de vendas, a Black Friday deste ano de 2022 conta com a expectativa de pelo menos 50% dos consumidores que afirmaram que pretendem comprar algo. Os dados da pesquisa da Globo, na Plataforma Gente, também mostram que os setores de moda e eletrônicos estão entre os mais cotados.

Já pensou perder essa oportunidade de potencializar o faturamento por não saber precificar os seus produtos para esta temporada? Ou pior, não ter uma noção básica de quantos produtos precisa vender para cobrir seus gastos. Então, é preciso encontrar o ponto de equilíbrio da sua empresa.

Ponto de equilíbrio

O ponto de equilíbrio representa um indicativo de segurança do seu negócio, o seu objetivo é igualar as receitas e os custos. Ou seja, vai mostrar ao empreendedor quanto ele precisa vender na Black Friday, por exemplo, para alcançar o equilíbrio com os gastos realizados.

Para calcular o ponto de equilíbrio da sua empresa, faça o cálculo:

Fórmula para calcular o ponto de equilíbrio:

Ponto de equilíbrio = custos e despesas fixas + lucro mínimo ÷ margem de contribuição (receita – custos e despesas variáveis)

Os prejuízos são identificados quando os resultados estão abaixo do ponto de equilíbrio. Vale ressaltar que o ponto de equilíbrio serve como referência. Caso seu negócio apresente baixa lucratividade, é possível reverter o cenário com estratégias para aumentar as vendas, ajustar os preços e reduzir os gastos.

Viu só como saber precificar é essencial para o sucesso da sua loja? Se você ainda possui dúvidas sobre como definir o preço de venda e realizar uma gestão de finanças mais eficiente, acesse o curso gratuito do Sebrae sobre Gestão Financeira. A nossa central de relacionamento também está disponível para te auxiliar com consultorias, ligue 0800 570 0800. 


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