this is an h1

this is an h2

Thu Dec 01 22:00:01 BRT 2022
Mercado e Vendas | MARKETING
Primeiros passos para a sua empresa crescer no Instagram - Parte 1

Mais que uma rede social, o Instagram é um poderoso canal de vendas para sua empresa crescer.

· Atualizado em 01/12/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As redes sociais fazem parte do nosso cotidiano, não há como negar! O brasileiro é um dos povos que mais passa tempo acessando esse tipo de mídia no mundo. E, para as marcas, este é um canal de relacionamento valiosíssimo. Entretanto, é necessário entender quais são as estratégias para crescer neste tipo de canal. 

Confira aqui algumas dicas valiosas que preparamos para você, inspirados no post do Sebrae Rio Grande do Sul. A leitura está separada em três passos iniciais que devem nortear a atitude do empreendedor na rede de forma simples de aplicar - e sem gastar muito para isto! Venha aprender como alavancar o seu Instagram! Boa leitura!

O Instagram é uma mídia extremamente visual. Imagens e vídeos curtos fazem parte da rotina desta rede. Então, caso você utilize esse canal, fique de olho em algumas dicas importantes! Nós vamos contribuir para que este canal traga um melhor resultado para o seu negócio!

Uma pesquisa realizada pela startup RD Station traz dados interessantes sobre como as pequenas e médias empresas vêm trabalhando o marketing digital e as vendas. O estudo revelou que todos os empreendedores entrevistados consideram as redes sociais parte indissociável da estratégia de marketing e vendas. Entre as redes sociais, a favorita de 90% dos entrevistados é o Instagram, seguido pelo Facebook (62%), LinkedIn (37,7%) e TikTok (3,3%).

Esta preferência está relacionada à mudança nos mecanismos de busca por produtos e serviços na internet. A facilidade do Instagram na demonstração de mercadorias por meio de vídeos postados no feed de notícias ou no stories, explorando, inclusive, os bastidores, atrai o consumidor e agrega valor aos produtos. Por isso, esta rede é decisiva na hora de pescar os clientes!

Construa relacionamento

O primeiro e mais decisivo passo precisa ser implementado desde o início da entrada do empreendedor na rede: construir um relacionamento. É importante entender que o Instagram é uma rede de relacionamento. Por meio dela e da interação desenvolvida, as vendas serão uma consequência e não o objetivo principal. Este é o primeiro ponto que precisamos considerar nesta estratégia. Muitas empresas falham ao utilizar o Instagram como uma vitrine para catálogos de produtos, o que torna o relacionamento enfadonho - para não dizer inviável. Qual é o cliente que gosta de ficar rolando um feed que tenha somente produtos? Facilmente essa empresa deixará de ser seguida nesta rede. Por isso, a primeira dica é: construa um relacionamento! 

Quando falamos em construir relacionamento, nos referimos a construir comunidades genuínas dentro da sua rede. Preocupe-se muito mais em desenvolver um relacionamento genuíno do que em ter muitos seguidores. É preciso focar naquilo que é real e não somente em números. É melhor ter uma comunidade pequena e engajada do que ter apenas números e likes.

Para construir um relacionamento genuíno, é preciso entender aquilo que é valioso para o seu cliente. O que ele gosta de ver, de ouvir e de conversar. Com as respostas destas perguntas, você pode estruturar o seu conteúdo de comunicação e depois entender de que forma você pode apresentar este conteúdo, criando um cronograma de postagens. O empreendedor deve pensar na experiência do usuário, ficar de olho nas tendências e antecipar as necessidades do consumidor.

Isto mesmo: não basta apenas sair postando aleatoriamente na rede social. É preciso que você pense de forma organizada e estratégica quais conteúdos postará em cada dia da semana. E preocupe-se também em ter uma constância neste relacionamento. Crie uma comunicação com frequência e estimule no seu cliente a interação. 

Preocupe-se com imagens de qualidade e com textos que façam o seu cliente interagir com você também. É possível variar os formatos: você pode ter postagens no feed, vídeos salvos e stories. Ou seja, você consegue escolher as formas de interação para que  crie uma variedade e não fique sempre da mesma forma, um relacionamento mecânico. 

Você já percebeu que o primeiro passo, na verdade, é uma atitude. Nunca se esqueça de que este cuidado verdadeiro é um tesouro em tempos turbulentos como o que vivemos. E, para implementá-lo no seu negócio, não custa nada!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?