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Thu Mar 23 02:02:50 BRT 2023
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Produtos orgânicos, um mercado em expansão

A oferta de produtos orgânicos vem aumentando muito nas prateleiras dos supermercados e na mesa dos brasileiros, é o que diz a Organics.

· Atualizado em 23/03/2023
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De acordo com a Organics, rede comunitária de produtores de orgânicos, no período de 2020, houve um aumento de cerca de 30% no consumo de produtos orgânicos, sendo que, em 2019, esse aumento foi de apenas 15%. Este cenário indica uma tendência de crescimento para esse segmento no Brasil. 

Para quem deseja empreender nesse ramo de negócio, as oportunidades são muitas, vão desde supermercados especializados em alimentos orgânicos até produtos para beleza, como cosméticos. Há possibilidades também no fornecimento de alimentos para nutrição animal e pets. 

Mas, apesar do mercado se mostrar promissor para novos negócios nesse segmento de orgânicos, é importante que o empreendedor seja cauteloso nos investimentos. Todo negócio envolve riscos e desafios a serem superados e, no caso dos orgânicos não é diferente, alguns desafios giram em torno dos custos de produção, marketing e logística. 

Em relação à logística, estabelecer parcerias é um caminho estratégico que poderá se mostrar eficiente para vencer as dificuldades relativas à distribuição dos produtos. Ou seja, pode ser uma medida de gestão que ajudará a fluir as vendas e garantir que o produto chegue à mesa do consumidor nas condições ideais para consumo. Mas, para isso aconteça, é importante encontrar o parceiro certo para o negócio, garantindo assim uma operação rentável. 

Outro ponto importante diz respeito ao sistema de produção de orgânicos. O empreendedor deverá ficar atento aos aspectos relacionados à legislação, especialmente se quiser obter algum tipo de certificação ou selo de qualidade do produto. Em relação à certificação, há duas formas de se obter: por meio de auditoria realizada por uma entidade certificadora acreditada ou pelo sistema participativo. A certificação por auditoria permite uma abertura maior de mercado, seja nacional ou internacional, enquanto o sistema participativo é mais restritivo, tem por finalidade atender apenas o mercado local ou regional. 

Fonte: Sebrae/RS (Podcast Plano de Voo) 

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