this is an h1

this is an h2

Fri Nov 11 12:02:59 BRT 2022
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Projeto Dá Gosto Ser do Ribeira

Sebrae/SP ajudou a desenvolver um Plano Regional de Economia Criativa para o território.

· Atualizado em 11/11/2022
O projeto

O Vale do Ribeira é a primeira região do Brasil a receber um Plano Regional de Economia Criativa, desenvolvido sob medida com apoio do Sebrae/SP, Codivar e Garimpo de Soluções. 

O projeto foi iniciado em 2019 e percorreu mais de 11 mil km no Vale. Na época, foram realizadas cem entrevistas em profundidade, 250 oficinas com empreendedores e cidadãos ativos e 105 contatos com fornecedores do local. 

Etapas para realização do projeto
- Pesquisa bibliográfica e documental;
- Levantamento de campo (entrevistas);
- Oficinas com a comunidade em várias cidades;
- Eventos diversos.

Assista aos vídeos e saiba mais!

No seu desenvolvimento, o projeto executou os seguintes eixos:

 Governança

 Experiência turística

Clique aqui e saiba mais sobre esses e os demais eixos da estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI).

Conheça ações realizadas

Internacionalização da Economia Criativa e do Turismo

Case que representou o estado de São Paulo no Senado Federal com mostra gastronômica caiçara e produtos regionais e mostra de artesanato no evento de Internacionalização da Economia Criativa como vetor de desenvolvimento da gastronomia, artesanato e turismo.

Selo de Qualidade e Programas Setoriais do Sebrae Vale do Ribeira

Projeto estruturado de qualificação dos empreendedores do trade turístico da região com reconhecimento de boas práticas implementadas em requisitos legais, infraestrutura com atratividade, colaboração com a governança, capacitação de colaboradores e excelência no atendimento ao cliente.

O Selo de Qualidade no Turismo é uma forma de incentivar o empreendedor a oferecer serviços de mais qualidade e envolve a governança pública da região através de resolução emitida pelo Consórcio de Prefeitos.

Palestras e conteúdos

Palestras, podcasts e conteúdos regionais.

Ações de marketing

A construção do plano e das ações de marketing tiveram como objetivo diferenciar o Vale do Ribeira e as oportunidades que oferece pela sua qualificação, os serviços especializados e o atendimento personalizado. A construção dessas ações foi resultado da união de esforços, criando redes sociais Dá Gosto Ser do Ribeira, rótulos, embalagens de produtos, prateleiras de lojas, entre outros.

Resultados

Por que é um case de sucesso?
 
• O Dá Gosto Ser do Ribeira é resultado de um projeto e de uma marca de território construída para uma região que há anos transforma dificuldades em oportunidades; 

• Mais de 3% da população da região já foi impactada por diferentes iniciativas do projeto, que atua com o despertar do empreendedorismo como vetor de desenvolvimento do território;

• O Vale do Ribeira registrou um aumento de 28,8% no número de aberturas de empresas entre 2019 e 2021;

• O propósito da equipe que lidera o projeto é despertar, com empatia e interações inovadoras, o comportamento empreendedor de cada pessoa, para potencializar as oportunidades de negócio no Vale do Ribeira.

Saiba mais sobre o case

Acesse as redes sociais do projeto

                 

Entre em contato

 












O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?