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Thu Aug 24 18:17:28 BRT 2023
Finanças | PREÇO
Propósito e valores que influenciam o consumidor do mercado de beleza

Empresas de beleza que querem inovar e garantir um futuro mais sustentável deve se preocupar com propósitos e valores

· Atualizado em 24/08/2023
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O Brasil é o quarto maior mercado de beleza do mundo. Em 2021, mesmo com a pandemia, o faturamento do setor passou de R$ 124,5 bilhões e teve um crescimento de 5,4% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Em 2022, o crescimento se consolidou, demandado por um consumidor cada vez mais consciente e exigente.

O consumidor da beleza, está cada vez mais valorizando marcas ligadas a causas, sustentáveis e sociais e a posicionamentos transparentes e éticos. Para estes, a percepção de valor é mais relevante do que o preço. A questão de representatividade, acessibilidade e inclusão ganhou destaque no setor da beleza. 

Assim, temos alguns fatores e valores que estão no radar do consumidor atual:

Sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência crescente no universo da beleza. Cerca de 33% dos jovens buscam por cuidados de beleza associados à tendência de produtos da beleza chamada mais limpa, natural e sustentável, segundo relatório de tendências para 2022 do Instagram. 

As empresas mais inovadoras e reconhecidas da beleza avançam para o ESG, que se refere às boas práticas em relação ao meio ambiente. Independentemente da empresa, é necessário que mostrem como impactam o meio ambiente e como se relacionam com comunidades locais, como promovem diversidade, inclusão e o bem-estar dos funcionários.

Os consumidores de beleza procuram por marcas mais sustentáveis e responsáveis. Nesta linha, os consumidores buscam por produtos mais naturais e livres de componentes agressivos e o clean beauty ganha espaço, juntamente com os produtos que utilizam menos água, os chamados waterless e os cosméticos sólidos. Consumidores mais conscientes e amantes das causas dos animais procuram por produtos não testados em animais, os livres de crueldade animal cruelty free

As embalagens recicláveis, biodegradáveis e ambientalmente responsáveis também são uma opção crescente entre os consumidores. 

Wellness beauty: beleza, saúde e bem-estar de dentro para fora

O wellness beauty vem ao encontro de uma das principais megatendências de consumo atualmente, o bem-estar. E isto vem junto com o autocuidado. Esta tendência evoluiu para uma abordagem holística, que passou a abranger o bem-estar físico, mental e espiritual.

Os consumidores têm consciência, cada vez maior, que beleza vem de dentro para fora e que isto traz além de beleza o bem-estar. Eles buscam o autocuidado e uma abordagem mais holística que acaba levando a criação do wellness beauty

A saúde da pele e dos cabelos está relacionada ao bem-estar emocional. O estado psicológico afeta diretamente a pele. Surgem os produtos de cuidados com a pele para combater o estresse.  Os dermocosméticos ganham espaço com formulações com uma pegada mais sensorial os rituais de beleza ganham espaço. Para os cabelos surge a tendência de “skinificação” que são os tratamentos capilares que trazem cuidados com o couro cabeludo.

Produtos com propriedades terapêuticas e procedimentos que unem bem-estar, saúde e beleza, com comprovação científica, ganham mais destaque para os consumidores. 

Identificação, inclusão e personalização

Para engajar e fidelizar o consumidor da beleza é preciso haver identificação.  Os consumidores buscam identificação com os valores da marca. Mais do que nunca, é preciso ser transparente e genuíno. Na linha da identificação surgem uma beleza mais inclusiva e representativa que traz mais personalização à beleza. Todas as pessoas e todas as cores são representadas pelos cabelos crespos e encaracolados, por uma maquiagem que represente e inclua diferentes tonalidades de pele e impulsiona o movimento da Beleza Negra.

 A sustentabilidade atende o consumidor sustentável que procura produtos mais naturais, orgânicos e veganos impulsionando a Beleza Verde. A Beleza Azul blue beauty atende aqueles que querem preservar a beleza dos mares.  
Os negócios de beleza abrem as múltiplas possibilidades e impulsionam produtos e serviços direcionados aos consumidores 60+ e LGBTQIA+. Os homens também têm o seu espaço, a beleza masculina ganha múltiplas opções de produtos e serviços. 

A autoaceitação e as pessoas reais

Há espaço para todos. O universo da beleza se abre à autoaceitação. Pessoas reais, beleza natural e real. Os influencers de todos os biotipos ganham espaço. Com a autoaceitação vem o empoderamento. Abaixo a rigidez e a exclusão, fora padrões pré-estabelecidos de beleza!

A autoaceitação e inclusão ganha espaço e todos podem ter acesso a produtos e serviços de beleza que são “a sua cara” e todos podem se sentir: únicos, especiais e belos.

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