this is an h1

this is an h2

Tue Jan 24 19:22:41 BRT 2023
Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Quais são as tendências tecnológicas para 2023?

Veja quais são as tendências tecnológicas para este ano.

· 22/12/2022 · Atualizado em 24/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

As novas tecnologias estão surgindo e convergindo para agregar valor e impulsionar ainda mais a inovação nos negócios digitais. Para 2023, tendências tecnológicas, que já estão em desenvolvimento e aplicação, ganham mais força e podem fazer parte do dia a dia das pessoas permanentemente. 

A tecnologia nada mais é do que a aplicação do conhecimento técnico e científico para a resolução de problemas. Tecnologias como internet das coisas (IoT) já oferecem inovações e novas possibilidades aos negócios digitais. O avanço do 5G multiplica a capacidade de comunicação dos sensores.

Os serviços 5G, além da velocidade, podem conectar mais dispositivos, permitindo que a comunicação entre eles seja repartida em canais da rede. Uma rede 5G oferece banda larga, confiabilidade e baixos tempos de resposta nas aplicações. 

Outra tecnologia que já faz sucesso no cotidiano das pessoas e que deverá ser aproveitada ainda mais nos negócios digitais é o reconhecimento de voz. Essa tecnologia altera a forma como o consumidor interage com as aplicações. Não é mais necessário digitar ou tocar em uma tela ou teclado. 

Também é possível prever a continuação da demanda por data scientists. Profissionais, que mesmo não sendo da área da estatística e análise, realizam tarefas de analítica aumentada e analítica pessoal. Todas essas tarefas são automatizadas, o que representa um aumento de produtividade.

Inteligência artificial 

A utilização da inteligência artificial (IA) está cada vez mais presente em diferentes áreas. Uma das vantagens é a confiabilidade e a assertividade na tomada de decisão das máquinas. 

Aplicações práticas da IA nos negócios digitais podem ser vistas com os chatbots e assistentes virtuais. A Amazon, por exemplo, tem como foco a Alexa, sua assistente de voz digital ou mesmo a maneira inteligente de personalizar o atendimento e a entrega ao consumidor por meio da coleta de dados feita pela IA. 

Outra tendência é a aprendizagem adaptativa, que se adequa às necessidades do aluno. São plataformas educativas que apresentam o conteúdo ao utilizador de acordo com as suas preferências e resultados. É uma tecnologia que ajuda o formador a compreender as necessidades individuais de cada estudante e, assim, ele pode personalizar com o melhor método de ensino. 

Impressora 3D 

O uso de impressoras 3D na medicina para a reprodução de órgãos e em indústrias, como a alimentícia, também é uma tendência para 2023. Essa é uma tecnologia que tem como objetivo inserir de uma forma simples e rápida novos produtos no mercado.

Os custos são baixos e as possibilidades de uso são crescentes. Com as impressoras 3D, é possível explorar o mercado de personalizados, atuar no ramo da arquitetura, moda, segmento odontológico, entre outros. 

Metaverso

Pode ser definido como um mundo digital altamente imersivo. Enquanto Mark Zuckerberg fala do metaverso com uso de realidade virtual e aumentada, outros criadores de plataformas associam com a descentralização e blockchains

Foi Mark Zuckerberg que deu início à ideia de metaverso no final de 2021. A partir de então, diversas organizações em segmentos como moda, entretenimento e videogames aderiram. No entanto, a maioria aproveita as plataformas já existentes de metaverso, como Roblox ou The Sandbox.

No entanto, em 2023, a tendência é de que o metaverso seja mais utilizado no trabalho e para o entretenimento. Fala-se também em metaverso móvel e pós-móvel, ou seja, será possível aderir ao metaverso de qualquer dispositivo, como fones de ouvido, óculos inteligentes ou trajes de feedback tátil. 

Sobre a descentralização e o uso de blockchain, a discussão gira em torno da desintermerdiação e na auditoria em tempo real de cadeias complexas de supply chain. Já existem empresas investindo na tecnologia blockchain para impulsionar o conceito de propriedade digital, que irá subsidiar o consumo no processo. Marcas como Prada e Balenciaga, por exemplo, utilizam blockchain para permitir que os usuários experimentem versões digitais de produtos de luxo, tudo exibido no mundo virtual. 

Observar as tendências serve para atualizar seus conhecimentos e adequar o seu negócio de acordo com sua realidade. Algumas já são utilizadas no seu dia a dia, como os chatbots, e outras parecem distantes, como o metaverso. No entanto, com a evolução das tecnologias, todas essas tendências estão cada vez mais presentes no cotidiano dos negócios digitais. É uma questão de tempo. Por isso, mantenha-se atualizado para não perder oportunidades! 

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como criar uma Startup 

A transformação digital é uma realidade e está a seu alcance 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?