this is an h1

this is an h2

Fri Feb 02 16:57:26 BRST 2018
Pessoas | TREINAMENTO DE PESSOAS
Quais são os melhores métodos para o treinamento de pessoas?

Cada empresário deve analisar as necessidades do negócio e dos colaboradores a fim de proporcionar experiências facilitadoras e enriquecedoras.

· Atualizado em 02/02/2018
FAVORITAR
Botão favoritar

Mesmo ao empresário de um pequeno negócio é importante pesar os prós e contras de cada método de treinamento. O treinamento pode acontecer dentro do próprio estabelecimento, por exemplo, quando ocorre rodízio de cargos (forma interessante de minimizar problemas com saídas pouco programadas de funcionários – seja por doença, férias ou demissão).

Esse método proporciona aos funcionários conhecer um pouco o que é desenvolvido pelos demais e contribui para identificar informações que devem ser de conhecimento de todos ou mesmo devem estar disponíveis e catalogadas dentro da empresa.

Outro exemplo é o treinamento em tarefas. É muito comum que em pequenos negócios um dos sócios seja uma pessoa reconhecida no mercado por sua excelência técnica. Estruturar momentos (reuniões, oficinas, encontros) para compartilhar esse conhecimento costuma ser visto pelos funcionários como um grande ganho e, claro, contribui para a excelência da equipe. Utilizar filmes, livros e relatos de pequenos casos de sucesso da própria empresa podem ser técnicas interessantes para apoiar neste momento.

Os treinamentos que ocorrem fora da empresa costumam não estar diretamente relacionados com o serviço ou trabalho desempenhado, em geral costumam ser suplementares ao trabalho. Temas como finanças, planejamento, marketing, relações interpessoais são transversais a todos os negócios e participar de eventos de treinamento sobre eles pode trazer grandes ganhos, mas cabe ao aprendiz fazer as devidas adequações e buscar praticar o que está sendo passado.

Nesses eventos de treinamento, é comum o uso de técnicas como:

  • Aulas expositivas
  • Palestras e conferências
  • Seminários e workshops
  • Filmes, livros
  • Estudos de caso
  • Discussão em pequenos grupos
  • Dramatização, simulação, jogos
  • Reuniões técnicas
  • Oficinas de trabalho etc.

Sucesso!

Fonte: Texto extraído do Módulo Gestão do Pequeno Negócio – Função Pessoas

Autora: Mônica A. Eickhoff Cortopassi. É facilitadora do Seminário Empretec e atua em soluções do Sebrae Mais.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?