this is an h1

this is an h2

Wed Sep 28 09:28:43 BRT 2022
Empreendedorismo | MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL
Quais são os profissionais que podem ser MEI?

Quer começar um novo negócio de maneira segura, sem burocracia e não sabe como? Este artigo vai orientar você que deseja ser um Microempreendedor Individual.

· 01/09/2022 · Atualizado em 28/09/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O número de empreendedores no Brasil mostra que essa é uma atividade em franco crescimento: são cerca de 52 milhões de brasileiros que possuem negócio próprio, dos quais mais de 9 milhões são MEIs (Microempreendedores Individuais). As motivações para abrir um novo negócio são muitas, entre elas a necessidade, porém é preciso ressaltar que especialmente o pequeno empresário carrega em seu perfil a realização do sonho de ter a sua própria marca. Propósito, visão e satisfação pelo que faz são ingredientes que transformam o fascínio por empreender em projetos de vida realmente significativos. E isso tem transformado o Brasil em um dos países com maior impulsionamento do empreendedorismo, o que significa ter empresários que querem inovar e criar soluções eficientes.

O porte de Microempreendedor Individual traz a possibilidade de realizar esse sonho, dando o pontapé inicial e consequentemente o sustento para o seu empreendimento. Como se pode ver no link disponibilizado, existem mais de quatrocentas atividades que podem se encaixar como MEI nos mais diferentes segmentos, todas focadas em operações independentes e autônomas, como comerciantes, prestadores de serviços, motoboys, artesãos, fabricantes dos mais variados produtos, entre tantas outras ocupações. Depois de descobrir se a sua atividade se enquadra como MEI, acesse o Portal do Empreendedor e saiba tudo o que você precisa para se formalizar, qual a documentação necessária, direitos e obrigações, além de uma série de respostas a dúvidas frequentes.

Mas, apesar do rol extenso de atividades, algumas não podem se encaixar como MEI. Por exemplo: ocupações regidas por legislação específica, categorias profissionais, trabalhos de atividade intelectual e organizados por conselho poderão se enquadrar em outros portes de empresa, e não como MEI. É importante lembrar que, mesmo nas atividades permitidas, o rendimento anual não poderá ultrapassar o limite de R$ 81 mil para a maioria das atividades listadas, com algumas exceções, como é o caso dos caminhoneiros, categoria que também pode ser MEI desde 2021.

Para incentivar e reforçar o compromisso com o pequeno negócio, o Sebrae oferece cursos que preparam para essa etapa tão importante da carreira de empreendedor, como os que estão disponíveis em Saiba mais (basta clicar nos links). Participe também da nossa comunidade no Telegram.  

Saiba mais

Curso on-line Transforme sua ideia em modelo de negócio.

Curso on-line Iniciando um pequeno grande negócio.


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?