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Sat Mar 11 11:45:29 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Qual a diferença entre SEO e SEM?

Ações de SEO e SEM podem posicionar melhor o seu site nos buscadores e aumentar o número de conversões.

· Atualizado em 11/03/2023
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No mundo digital, é fundamental que as empresas invistam em práticas, como SEO e SEM, para alavancar o negócio. SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos mecanismos de busca por meio de técnicas para ranquear o seu site nos primeiros lugares do Google.

Já, o SEM (Search Engine Marketing), também visa posicionar o site nas páginas iniciais dos buscadores, mas de maneira paga. 

Mas, como funciona o processo de ranqueamento das páginas? Os internautas fazem pesquisas no Google diariamente. São dúvidas sobre produtos ou serviços, estabelecimentos, saúde, trabalho, estudos, enfim, todos os temas possíveis.

Para oferecer a melhor resposta para o usuário, o Google organiza as páginas de acordo com critérios, como relevância e acessibilidade, entre outros.

Geralmente, o primeiro resultado apresentado no Google recebe dez vezes mais cliques do que um site que está na décima colocação da página. A probabilidade de os usuários clicarem em algum dos resultados da segunda página é ainda mais baixa.

Com algumas estratégias de SEO, é possível melhorar o ranqueamento do seu site, com conteúdos de qualidade e relevantes para os internautas. 

O SEM é mais uma estratégia de marketing digital que tem como objetivo mostrar seu site para quem realiza buscas na internet. Enquanto no SEO, o foco está no tráfego orgânico, no SEM as ações são pagas, o chamado PPC (Pay-Per-Click).

O SEM utiliza plataformas como Google ADS e Bing ADS, usando formatos de anúncio disponíveis para alcançar mais pessoas e aumentar a conversão. Por se tratar de uma tática, envolve a configuração de otimização de anúncios e a gestão de conta.

Com os anúncios, é possível personalizar algumas informações com extensões disponíveis, como frases de destaque, números de telefone e outras informações. 

O anunciante paga ao Google por cada clique que um usuário faz em um anúncio ou a cada quinhentas impressões, que é a quantidade de vezes que um resultado aparece para um usuário. 

Uma diferença entre SEM e SEO é a questão do tempo. Com o SEM, você pode conseguir uma taxa de cliques, assim que seu anúncio é publicado. Ou seja, eles aparecem imediatamente nas primeiras pesquisas, caso sejam aprovados pelo Google. 

A desvantagem é que, uma vez que os anúncios são interrompidos, a sua visibilidade acaba e seu site não aparecerá mais entre os primeiros resultados de uma busca.

Já nas estratégias de SEO, os resultados são a longo prazo. Existe a vantagem de construir uma autoridade duradoura para o site, porque você vai conquistando os internautas com conteúdo otimizado.

Mas, leva um tempo maior para ver resultados. Você pode levar mais tempo para que seu site alcance as primeiras posições nas pesquisas.

Qual a melhor estratégia para o seu negócio?

Não há uma resposta única para essa pergunta. Você pode aplicar as duas estratégias, SEO e SEM, ao mesmo tempo no seu marketing digital. A escolha depende dos objetivos da sua empresa.

Por exemplo, se você deseja fazer uma campanha para alavancagem de vendas de um produto ou um serviço de forma rápida, apostar em um tráfego pago pode ser a melhor escolha.

No entanto, se pretende construir autoridade on-line e a longo prazo, as práticas de SEO são as mais recomendadas. Você ainda pode realizar campanhas pagas para complementar suas estratégias e aumentar sua visibilidade. 

O ideal é a combinação entre SEO e SEM. Se utilizados em conjunto e de maneira correta, a visibilidade do seu negócio pode aumentar. Colocar o seu site no Google é fundamental, mas para que o usuário encontre seu negócio, é preciso aplicar essas técnicas.

Planeje suas ações de acordo com os seus objetivos e verifique se o melhor é focar somente em uma tática ou trabalhar as duas em conjunto. Bons negócios! 

Artigo escrito a partir do texto do Sebrae-PR:

SEO e SEM: Quais as diferenças? Entenda essas estratégias!

Para saber mais, leia os textos a seguir:

Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO

Entenda a diferença entre tráfego orgânico e tráfego pago

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