Qualquer startup precisa de investimento para crescer e se desenvolver, então descubra como atrair investidores sem que esse seja um grande desafio.

Embora o faturamento seja o primeiro indicador de performance financeira considerado pelos investidores, parâmetros como a margem de lucro e a taxa de crescimento também são relevantes.
Para as startups que ainda não apresentam bons resultados financeiros, o principal fator de atração para os investidores é o potencial de crescimento do projeto.
É por esse motivo que um planejamento é de extrema importância na hora de conseguir captar novos recursos para expandir o negócio.
Existem diversas formas de atrair investidores para uma startup. A forma mais comum é através de rodadas de investimento com investidores-anjo e/ou de venture capitalistas.
Outra forma é através do crowdfunding, ou seja, da captação de recursos por meio de plataformas na internet onde pessoas podem financiar projetos. Esse sistema é popularmente conhecido como “vaquinha on-line”.
Em se tratando de investimento, consideramos três fatores-chave:
- Definir objetivos e metas
Faça as seguintes perguntas a si mesmo: para que você precisa de capital externo? Você realmente precisa de um investimento?
Antes de entrar nessa missão, é dever do empreendedor analisar o mercado, suas opções e seus motivos para tornar aquela ideia de negócio real.
Entenda o que você está querendo oferecer e avalie se é possível ou não iniciar o negócio com capital próprio.
- Passar a se organizar
Quando você analisa a própria ideia e passa a enxergar as suas metas, é hora de se preparar para apresentar o potencial do seu negócio a pessoas dispostas a investir.
Empreendedor, não tenha medo de tentar: apresente a sua ideia de negócio em canais e plataformas variadas para diferentes investidores.
Nossa recomendação é para que treine bastante essa forma de apresentação para que ela seja realista e atrativa.
- Planejar estrategicamente
Planejar-se estrategicamente a curto prazo complementa a organização antecipada.
O investidor que se deparar com a sua ideia de negócio vai querer saber um pouco mais sobre onde você aplicará os recursos recebidos: contratação de pessoal? Pesquisas? Publicidade? Produtos?
Recomendamos, então, que você se planeje com meses de antecedência para definir exatamente aonde o seu negócio quer chegar e como ele pode alcançar esse objetivo.
Empreendedor, as dicas acima podem facilitar o seu caminho rumo ao apoio financeiro de que o seu negócio precisa para sair do papel.
Continue lendo e saiba mais:
Como desenvolver uma ideia e atrair investimento para a sua startup?
Foi um prazer te ajudar :)