this is an h1

this is an h2

Tue Oct 11 03:36:49 BRT 2022
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Qual é a importância da sustentabilidade empresarial?

Veja como iniciar uma agenda ESG e a sustentabilidade social nos pequenos negócios.

· 05/10/2022 · Atualizado em 11/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O escritor John Elkington, criador do chamado "Tripé da Sustentabilidade", realizou a palestra magna “Sustentabilidade empresarial, uma visão ampliada para a prosperidade econômica das cadeias de valor”, no Fórum Encadear, evento promovido pelo Sebrae. Referência mundial no tema da sustentabilidade, Elkington discorreu sobre vários assuntos e pontos relevantes quanto à temática da sustentabilidade empresarial para o desenvolvimento das cadeias de valor e de uma sociedade mais sustentável.

Nesse ano, o Fórum Encadear ocorreu em São Paulo com o tema Agenda ESG conectando competitividade, inovação e sustentabilidade na cadeia de valor. O evento contou com a participação de várias personalidades e empresas referências no tema de ESG e Sustentabilidade. Seu objetivo é contribuir para a melhoria da competitividade, sustentabilidade e inovação dos pequenos negócios.

Segundo Elkington, o tema da sustentabilidade é, relativamente, recente e está em crescente discussão, seja por conta da crise climática no planeta ou mesmo pela pandemia de covid-19. Os problemas que estavam programados para 2050, por exemplo, estão se adiantando. Os jovens e as pessoas dos países de renda menor percebem a importância do tema, já que eles sentem os efeitos de forma mais evidente.

É possível dizer que estamos em um período de transição, de uma mudança irreversível e que o papel das empresas é muito importante nesse contexto. Os negócios precisam ser transparentes e engajar as partes interessadas, que são os clientes, investidores, fornecedores e colaboradores. 

Quanto ao papel da agenda ESG nessa mudança, Elkington chamou a atenção para a importância e a necessidade de evolução das práticas para o futuro, considerando relevante para o contexto global. No início, parecia uma moda ser sustentável, mas, hoje, uma empresa é melhor avaliada quando adota ações da agenda ESG. 

De acordo com a pesquisa da Ecovadis, 58% das empresas entrevistadas (90 mil em todo mundo) consideram uma melhora significativa da sua performance inovadora ao adotar práticas ESG. Por isso, Elkington chama a atenção para a necessidade das empresas considerarem a sustentabilidade como ponto essencial de sobrevivência e competitividade no mercado.

“Grandes empresas estão mudando seu modelo de negócios. E aquelas empresas que não são capazes de se transformar irão morrer; porque é mais fácil recomeçar, criar novas empresas, do que se transformar. Pensar na sustentabilidade é pensar sobre mudanças sistêmicas”. John Elkington

 

Como implementar uma agenda de sustentabilidade nos pequenos negócios?

John Elkington destaca alguns pontos específicos para os micros e pequenos empresários. Confira!

  • Encontre colaboradores capazes de liderar a agenda ESG na sua empresa;
  • Engaje seus principais clientes;
  • Esteja além de seus concorrentes;
  • Envolva-se em iniciativas e projetos que possuam impacto para a comunidade;
  • Conheça outras experiências de sustentabilidade.

Ainda que a sua empresa seja pequena, ela pode gerar impacto para o meio ambiente e a sociedade. Lembre-se de que as pessoas buscam organizações responsáveis e que cumpram suas promessas. É fundamental sair da teoria e colocar em prática as ações para ter credibilidade junto aos seus clientes. 

Assista a palestra na íntegra no canal de Eventos On-line Sebrae-SP: Fórum Encadear | Conexões como Valor.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui!

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora