this is an h1

this is an h2

Fri Oct 27 15:14:49 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Qual é a importância do ESG para as pequenas empresas?

Entenda a relevância e os benefícios da aplicação do termo ESG nas práticas da sua empresa.

· Atualizado em 27/10/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

ESG é uma tendência em ascensão no mundo dos negócios. Investidores, consumidores e a sociedade de forma geral levam em consideração marcas e empresas que possuem práticas responsáveis e comprometidas com o meio ambiente, com as questões sociais e de governança. 

Atualmente, investir em empresas vai muito além de observar lucros e receitas, dívidas e passivos, capacidade de gestão ou qualidade de produtos e serviços. Na hora de investir ou adquirir produtos, investidores e consumidores analisam outros fatores, como a adoção de boas-práticas de sustentabilidade, governança e relações sociais. 

Nesse contexto, surge o termo ESG (Environmental, Social and Governance), desenvolvido para orientar empresas, investidores e consumidores focados em boas-práticas empresariais que garantam maior responsabilidade social, ambiental e de governança.

Ao que tudo indica, esse movimento veio para ficar e tende a ampliar sua esfera de importância, inclusive para as micro e pequenas empresas, visto o grande crescimento e relevância do ESG junto a instituições financiadoras e consumidores. 

A Bloomberg estima que a agenda ESG deva atrair US$53 trilhões em investimentos em 2025. Desde 2014, houve um aumento de 68% em investimentos para empresas que praticam ESG.  Conforme a pesquisa EY Future Consumer Index 2021, 61% dos consumidores brasileiros passaram a observar os valores  praticados pelas empresas das quais pretendem comprar. Ou seja, além de ser uma tendência, adequar-se ao ESG passa a ser cada vez mais um pré-requisito de competitividade e sobrevivência no mercado. 

Por que uma empresa deve adotar ESG?

Há boas justificativas para que uma empresa se atente a importância de construir e implantar práticas ESG no seu negócio. Vamos ver alguns pontos importantes:

Acesso a investimentos e crédito

Instituições financiadoras têm preferido alocar capital em organizações que já internalizaram agenda ambiental, social e de governança.

ESG promete ganhar mais espaço ainda

Os três pilares do ESG possuem extrema importância no mercado financeiro e em instituições de investimento. Há uma direção clara para que as organizações adotem estratégias de sustentabilidade e ESG, com implicações financeiras para as empresas que não o fizerem.

Implantar ESG ajuda a correr menos riscos

Empresas com boas práticas de ESG correm menos riscos de enfrentar problemas jurídicos, trabalhistas, fraudes e sofrer ações por impactos ao meio ambiente. Como estão em constante análise e acompanhamento de métricas de uma agenda ESG, as empresas se dedicam a desenvolver melhores relações com os seus colaboradores, reguladores, fornecedores e clientes. Além disso, por conta dos mecanismos de auditoria, espera-se uma redução de desvios, de suborno e de corrupção dentro das empresas.

ESG aumenta a rentabilidade e diminui custos

As empresas que focam em ESG têm vantagens no mercado, com a possibilidade de reduções nos custos e aumento da rentabilidade a médio e longo prazo. Isso por conta da atração e fidelização de clientes, com produtos mais sustentáveis. Práticas ambientais, como diminuição de consumo de água e energia, por exemplo, também podem causar diminuição nos custos e aumento de aporte financeiro.

Potencial valorização da marca e maior transparência

Com as práticas ESG, há uma maior valorização da empresa e da marca junto aos consumidores e a sociedade. Da mesma forma, a governança exige maior transparência e controle das ações e práticas desempenhadas pela empresa, mostrando, na prática e regularmente, ações e resultados claros e objetivos, por meio de relatórios ESG comprometidos com o caminho que estão seguindo.

Como você pode perceber, a lista de vantagens é bastante significativa para as empresas, investidores e consumidores. No entanto, simples promessas em adotar práticas sustentáveis não bastam. Implantar uma jornada ESG na sua empresa exige estudo, análise, planejamento e estratégias que caibam no seu bolso, já que investimentos iniciais são necessários. Ninguém faz verde no vermelho, não é mesmo?

Mais do que um mero conceito, ESG representa ganho de força e competitividade, além de ampliar a aceitação de seus produtos, marcas e serviços no mercado.

Para saber mais, leia os textos a seguir:

ESG: o que é e qual é a importância? Saiba aqui! 

ESG possibilita rentabilidade para pequenos negócios inovadores 

FAVORITAR
Botão favoritar
Diagnóstico ESG

O Sebrae desenvolveu uma ferramenta para que as empresas pudessem avaliar seu desempenho e identificar os pontos de melhoria na aplicação das melhores práticas relacionadas às diretrizes de ESG, buscando assim potencializar o seu impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. O teste é online, gratuito e super rápido. Você só precisa ter um cadastro (Conta Sebrae) com o CNPJ da sua empresa vinculado a ele.

Ao final das perguntas, você terá acesso a uma análise detalhada da situação da sua empresa e receberá recomendações personalizadas para evoluir nesse sentido. Clique no botão abaixo para começar agora mesmo:

Fazer diagnóstico


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?