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Mon May 15 19:32:24 BRT 2023
Inovação | INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS DIGITAIS
Qual é o grau de maturidade digital do seu negócio?

Saber em que ponto sua empresa está na escala de maturidade digital permite planejar avanços e aumentar a competitividade no mercado.

· 04/04/2023 · Atualizado em 15/05/2023
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A maturidade digital é uma classificação que indica o quanto uma determinada empresa está adaptada para competir em um mercado hiper digitalizado, respondendo de forma adequada às demandas de seus clientes.

Saber em que ponto dessa jornada você está é importante, porque calcula-se que empresas com alta maturidade digital, em geral, crescem e lucram três vezes mais do que os concorrentes com baixa maturidade. Isso porque elas são mais abertas à inovação, mais rápidas para identificar e se adequar a mudanças do mercado, mantendo-se, assim, mais próximas de seus clientes. 

O primeiro passo para avaliar a maturidade digital do negócio é mapear a situação atual. Um bom começo é responder a algumas questões-chave. Confira. 

  • A empresa tem uma visão clara, objetivos e uma direção estratégica definida no campo digital? 
  • Como a empresa se encontra hoje no que se refere à digitalização? 
  • Existe adesão ao processo de digitalização em toda a empresa? 
  • O que motiva a transformação digital na empresa? Concorrência, demandas de consumidores, pressão de custos ou outras questões? 
  • Que tendências você identifica com impacto no negócio? 
  • Em que posição se encontra a empresa no mercado em relação à concorrência? 
  • A experiência digital que a empresa oferece é consistente em todos os canais? 
  • Como a empresa vai se transformar, em termos digitais? 
  • Como medir o sucesso das ações de transformação digital? 

Existem, no mercado, diversas escalas de classificação do grau de maturidade digital das empresas. O Google, por exemplo, utiliza o seguinte modelo: 

  • empresas nascentes — são aquelas que não estão muito atentas às suas estratégias digitais e que utilizam dados compilados por outras empresas; 
  • empresas emergentes — são as que já estão em um processo de armazenamento e tratamento de dados, mas ainda não conseguem cruzar resultados; 
  • empresas conectadas — são as que conectam informações captadas em múltiplos canais, utilizando-as para cruzar resultados e embasar as tomadas de decisão; 
  • empresas multimomento — conseguem usar a tecnologia para personalizar a experiência dos usuários, respeitando sua individualidade. 

Feito o diagnóstico, a empresa deve priorizar investimentos a partir das demandas para alcançar o nível seguinte.  

Pontos em comum 

As empresas com alta maturidade digital compartilham algumas características fundamentais, como excelência operacional, automação de processos, foco no cliente, autonomia de decisão, simplicidade organizacional, incentivo à inovação e gestão baseada em dados. 

Quando se trata de elevar o nível de maturidade digital, é necessário focar na satisfação do cliente, definir suas estratégias com base em de dados confiáveis, promover a automação dos processos, adotar métricas acionáveis (capazes de impulsionar ações concretas) e estabelecer parcerias estratégicas. 

Vantagens da maturidade digital

A inovação é inevitável no mundo atual e caminha de mãos dadas com a transformação digital. O que hoje se apresenta como formas de otimizar o uso das ferramentas digitais, amanhã será algo comum, básico e indispensável, quase uma commodity. Assim, é uma questão de tempo para que a maturidade digital chegue às organizações.

Quem não entender e se engajar nesse movimento, perderá toda capacidade de competir com quem já compreendeu o tamanho da mudança.  

Mas desde o uso de softwares e da automação nas mais diversas áreas da empresa até o engajamento de toda a equipe, há um grande trabalho a ser feito.

É preciso mobilizar desde a cúpula até o chão de fábrica. É assim que seu negócio assumirá uma dimensão mais estratégica, como foco nas iniciativas que trazem maior retorno financeiro. E o ambiente de trabalho se tornará mais agradável para todos os colaboradores. Seus clientes, de outra parte, perceberão o atendimento mais ágil e personalizado, com melhores resultados. 

É um roteiro ganha/ganha para todos, não? Então, o que você está esperando? Mãos à obra para elevar a maturidade digital da sua empresa!

Consulte também os artigosOrganize os processos de sua empresa e atinja as suas metas e Aposte na plataforma de dados do cliente e fidelize seu público

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