this is an h1

this is an h2

Wed Aug 09 14:53:27 BRT 2023
Empreendedorismo | COMPETITIVIDADE
Qual será o futuro da construção civil no Brasil?

Novas ferramentas e processos estão surgindo, a fim de agilizar e tornar o mercado da construção civil no Brasil mais dinâmico e produtivo.

· Atualizado em 05/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma pesquisa realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) sobre o setor de construção civil em 2022 apontou que, entre março de 2020 e maio de 2022, foram mais criadas de 430 mil novas vagas de emprego com carteira assinada.

Os dados revelam também que o maior crescimento ocorreu na região Sudeste, seguida das Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte. Os resultados da construção civil no Brasil, dos primeiros semestres de 2021 e 2022, são os melhores para o período desde 2012.

Pelo segundo ano consecutivo, o crescimento do setor está acima da economia nacional, com destaque para o aumento de obras residenciais. De janeiro a maio de 2022, o setor foi responsável por 155 mil vagas.

Em comparação, ao mesmo período de 2021, o saldo de vagas encerrou em 158 mil, segundo a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). Nesse sentido, esse setor deve terminar o ano empregando cerca de 3 milhões de pessoas. 

De acordo com especialistas da área, o que está impulsionando essa alta é a estabilidade do preço dos materiais de construção e uma melhora na economia do país, gerando uma confiança no consumidor e impactando a venda de imóveis e novos financiamentos. 

Construções de residências e reformas de casa também são destaques para o próximo ano. “Há um aumento de novos projetos elaborados para obras de planta baixa. Ou seja, essas construções serão realizadas nos próximos meses e irão continuar ao longo de 2023”, afirmou Wanderson Leite, CEO da Prospecta Analytica, cuja previsão para 2023 é de um crescimento para o setor de 4,5%, caso a economia permaneça sem grandes perdas ou crises.

Novas ferramentas e tendências para o setor

Para quem empreende no setor, novas ferramentas e processos estão surgindo diariamente, a fim de agilizar e tornar o mercado mais dinâmico e produtivo. E é preciso ficar atento às novidades e oportunidades, para não haver perda de clientes e obter melhores resultados.  

Um dos fatores mais marcantes para o futuro da construção civil é a presença da sustentabilidade nos projetos, como o reaproveitamento de recursos e materiais durante a obra; projetos sustentáveis (energia solar, captação de água, horta, jardim, etc.); especialização em bioconstrução (superadobe, hiperadobe, etc.); descarte correto ou reaproveitamento de entulhos; ações sociais da obra com a comunidade local.

Outra tendência para o futuro da construção civil é a chamada automação predial. Na prática, são tecnologias aplicadas aos projetos, que visam melhorar a segurança, a economia e o desempenho das empresas e trabalhadores.

Podemos aqui apontar como exemplos os sensores de presença para acionamento de lâmpadas; sensores de incêndio automáticos para a segurança; aplicativos de controle de acesso e acionamento de equipamentos; ferramentas de comunicação, como rádios, aplicativos e chats; elevadores, carros e máquinas inteligentes.

Outra realidade na construção civil é o uso de estruturas pré-fabricadas, que, muitas vezes, são capazes de substituir diversos recursos. Isso contribui para diferentes fatores em uma obra, como praticidade, velocidade de entrega, processos mais limpos e silenciosos e sustentabilidade.

Há muitas alternativas disponíveis no mercado atualmente, como tijolos ecológicos; paredes de drywall; isolamento acústico de diferentes materiais; paredes falsas; pré-fabricados de concreto.

Além disso, citamos os novos recursos, como uso de drones para levantamento topográfico, agrimensura e avaliação geral do terreno e da região antes do início das obras; a popularização das impressões 3D para a impressão de vigas de concreto até a elaboração de pontes, escadas, paredes, telhados e até mesmo de cômodos completos; o uso de Big Data para gerenciamento de informações e melhora na distribuição dos recursos; o aprimoramento da gestão de obras; a elaboração de orçamentos mais precisos; a personalização do atendimento e prospecção de clientes; e a utilização de  softwares de gestão para aumento da produtividade, otimização das atividades, redução de custos e desperdícios e cumprimento de cronogramas e orçamentos. 

Novos guias orientativos modernizam Códigos de Obras e Edificações 

Os empreendedores também precisam ficar atento ao Guia Orientativo de Boas práticas para Códigos de Obras e Edificações e ao Guia de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção, lançado pelo Ministério da Economia em 25 de novembro de 2022.

São dois guias orientativos para promover a harmonização e modernização dos Códigos de Obras e Edificações e dos processos de concessão de alvarás, ações necessárias para impulsionar a indústria da construção e o desenvolvimento do Brasil. 

O Guia Orientativo de Boas Práticas para Códigos de Obras e Edificações apresenta conceitos técnicos e legais que simplificam e facilitam a convergência dos regulamentos e processos de licenciamento, em escala nacional.

Dividido em seis capítulos, também traz sugestões para os municípios, em relação ao processo de atualização, e exemplos de boas práticas em inovação e sustentabilidade que podem complementar os Códigos.

Já o Guia de Boas Práticas para Obtenção de Alvarás de Construção traz caminhos práticos para a construção do processo de licenciamento de obras e construções, de acordo com os diferentes contextos dos municípios brasileiros, elencando dicas para solucionar problemas decorrentes do processo de licenciamento de forma mais ágil. Apresenta, ainda, notas explicativas sobre o passo a passo para as boas práticas e modelos de fluxos de licenciamento.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?