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Mercado e Vendas | ESTRATÉGIA DE VENDA
Quando usar o Pinterest na sua estratégia de marketing digital

Veja como utilizar o Pinterest na estratégia de marketing digital das pequenas e médias empresas.

· Atualizado em 22/09/2022
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O Pinterest é, muitas vezes, deixado de lado como um canal de marketing de sucesso para negócios, mas pode trazer grandes resultados. Dados mostram que 96% dos usuários do Pinterest, regularmente, procuram informações sobre produtos na plataforma. Além disso, 87% dos usuários já compraram um produto que viram na rede social. 

No Brasil, o Pinterest tem 27 milhões de usuários cadastrados (Digital 2022 – Brazil). Significa que as oportunidades de negócios são grandes e não devem ser desperdiçadas. A rede social, assim como outras, possui contas comerciais, e você pode cadastrar o perfil da sua empresa no Pinterest Business.

O Pinterest funciona como um quadro de inspirações de imagens. O usuário pode salvar ou “pinar”, termo utilizado no Pinterest, essas fotos, que, por sua vez, ficam organizadas em pastas, públicas ou privadas. As fotos ou imagens são chamadas de pins

Essa é a primeira característica do Pinterest: ser uma rede visual, onde a imagem é o mais importante. Por isso, segmentos como beleza, moda, decoração, design, turismo e viagem, culinária e todos que têm um apelo visual podem se beneficiar com o Pinterest. 

Como os usuários buscam referências, as empresas podem compartilhar imagens relevantes e atrativas. E, a partir disso, gerar tráfego para a sua loja virtual, site ou outras redes sociais. 

Para ter uma boa estratégia de marketing digital no Pinterest, é preciso:

  •  Definir o seu objetivo e a persona  

Planejar sua estratégia é uma garantia de que seu perfil tenha sucesso e traga retorno. Por isso, defina o seu objetivo a partir da construção da sua persona. Quem é o seu público-alvo e seu cliente ideal? Você precisa conhecê-lo para publicar conteúdo relevante e do interesse dele. 

  • Usar a criatividade 

Seja criativo! Lembre-se de que uma das suas intenções é que seus pins sejam salvos e compartilhados. Para isso, você precisa caprichar na qualidade das imagens e textos. Dê preferência para as fotos na vertical, porque elas ganham destaque no feed dos usuários. A recomendação do Pinterest é que a imagem tenha proporção 2:3.  

  • Preencher todas as informações dos seus pins  

Mesmo sendo uma rede visual, os textos têm importância. Portanto, não deixe esses campos em branco. A descrição é estratégica e, por isso, deve ser clara, objetiva e trazer informação relevante e que atraia a atenção do usuário. 

Aproveite para preencher as informações com as palavras-chave que identificam o seu negócio e os seus produtos. Lembre-se de que essa é uma plataforma de busca, assim como o Google e YouTube. Então, coloque nas descrições as palavras que o seu potencial cliente usa para fazer pesquisas. 

  • Organizar suas pastas com palavras-chave nos títulos 

As palavras-chave precisam aparecer logo nos títulos e nas pastas. Assim, você mostra para o buscador quais são os temas principais do seu negócio, o que facilita a pesquisa do usuário. O algoritmo do Pinterest utiliza as palavras-chave para mostrar o seu conteúdo no feed dos usuários.  

  • Publicar na vertical  

Infográficos e imagens verticalizadas fazem muito sucesso no Pinterest. É possível usar diferentes formatos, como tutoriais, receitas, coleções de produtos. Mas, sempre na vertical, o formato preferido dos usuários do Pinterest.   

  • Acompanhar as suas métricas e estatísticas. 

Você pode acompanhar as métricas da sua conta pelo Pinterest Analytics. É possível visualizar impressões, cliques nos links, engajamento e outras estatísticas. A ferramenta também permite que você conheça melhor o seu público, vendo a idade, gênero, localização e dispositivos utilizados para acessar o seu perfil. E, assim como outras redes sociais, o Pinterest oferece uma seção chamada conversion insights, que mostra o seu desempenho orgânico e pago.

O Pinterest pode ser utilizado na sua estratégia de marketing digital e trazer bons resultados para o seu negócio. Faça um planejamento das suas ações e comece a aproveitar mais esse canal de relacionamento e comunicação com o seu cliente. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Redes sociais que podem fazer a diferença no seu negócio digital

E aproveite o curso do Sebrae:

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