Os pequenos negócios podem procurar novos usos para os produtos que fabricam, apostar nos lançamentos ou procurar outros mercados ainda pouco explorados.

Ser competitivo e líder de mercado é o propósito de todo negócio. Com as mudanças constantes nos ambientes econômicos, concorrentes e clientes mais conectados surgem cobranças por estratégias consolidadas e novas ofertas de produtos.
Veja neste post, quatro técnicas essenciais para aumentar suas vendas:
Penetração de mercado:
Ampliar o seu negócio, vendendo mais produtos com os quais já trabalha para o mercado em que já atua. O objetivo principal é convencer seus consumidores a adquirirem mais dos produtos da empresa, aumentando a sua fatia de mercado.
Trabalhe para diminuir os seus custos de produção sem perda de qualidade, demonstrando a diferenciação do seu produto. Observe espaços no mercado em que grandes concorrentes não atuam.
Desenvolvimento de mercado:
Você também poderá descobrir novas utilidades para os produtos com os quais já trabalha, para conquistar novos mercados. Bicarbonato de sódio é um exemplo clássico. O seu uso original era para culinária e, agora, também é vendido como desodorante, limpador de tapetes, como componente para cremes dentais e muitas outras utilidades.
Ouse ao interagir para alcançar novos usuários e incentivar o maior consumo de seus produtos entre aqueles que já os consomem.
Existem três grupos de consumidores que sua empresa pode atingir: os que estão abertos a usar os produtos, (penetração de mercado), os que nunca usaram os produtos (novo segmento de mercado) e os que moram em outras regiões geográficas.
Desenvolvimento de produtos:
Outra opção é desenvolver produtos para o mercado em que já atua, diversificando-os. A segmentação permite conhecer melhor os clientes e seus hábitos e encontrar novos produtos.
Segundo Crawford, Benedetto4 e Cooper, desenvolver um produto passa por três fases: pré-desenvolvimento, desenvolvimento e lançamento. Acesse o e-book: Gestão da Inovação – Como manter a competitividade e sustentabilidade dos negócios. E veja todos os detalhes de como desenvolver novos produtos.
Diversificação de produto:
A última – e a mais arriscada – opção é desenvolver novos produtos para novos mercados.
Tome a iniciativa antes dos concorrentes. Encontrar um mercado no qual nenhuma outra empresa entrou é um caminho para sair em primeiro lugar e levar vantagem sobre os competidores.
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