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Mercado e Vendas | MARKETING
Redes sociais: gerenciar sozinho ou contratar alguém?

Muitos empreendedores optam por administrar suas próprias redes sociais. Para isso, é preciso conhecimento e planejamento.

· 14/10/2022 · Atualizado em 21/10/2022
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As pequenas empresas estão cada vez mais presentes nas redes sociais para alcançar mais pessoas e aumentar suas vendas. A gestão das redes sociais é mais uma atividade do empreendedor que, no dia a dia, acaba fazendo de tudo um pouco: da gestão do estoque ao atendimento pelo WhatsApp, parando para conferir uma venda e resolver problemas.

Alguns optam por terceirizar a gestão dos seus perfis, mas outros não têm recursos e acabam acumulando mais uma função. A falta de recursos é motivo para muitos negócios optarem por administrar suas redes sociais por conta própria em vez de contratar uma pessoa. 

Mas, se o empreendedor não tiver o conhecimento necessário, isso pode trazer prejuízos para a estratégia de marketing digital e para o negócio. Afinal, não basta publicar conteúdos aleatórios, é preciso pensar em estratégias. 

É ideal que você saiba como cada rede social se comporta, quais assuntos seu público quer ver e planejar um calendário de conteúdo, entre outras ações. Ou seja, você tem duas saídas: capacitar-se para entender um pouco de tudo ou contratar alguém que possa te ajudar nessa empreitada.

Calendário de conteúdo

Também chamado de calendário editorial, ele é uma programação semanal, quinzenal ou mensal das suas publicações. É uma maneira de antecipar e agilizar a produção. Porque você já deixa tudo pronto ou encaminhado. Você não precisa pensar no dia que irá criar conteúdo.

Para isso, é preciso começar definindo os objetivos e as personas. Seu objetivo é se tornar conhecido ou alcançar mais clientes? Ou é aumentar suas vendas em determinado período? Você conhece o seu cliente? Sabe quais são as suas dores, necessidades, desejos e interesses? Tudo isso vai nortear o seu calendário. 

Você pode utilizar ferramentas on-line para descobrir as principais questões dos consumidores, abrir caixinhas de perguntas nos stories ou fazer um levantamento com as dúvidas mais frequentes. São exemplos de fontes de inspiração para você começar a planejar o seu conteúdo. 

Feito isso, defina a frequência das suas publicações. Uma vez por semana, duas, três, todos os dias? Verifique a sua realidade e o que é possível produzir com o tempo disponível. Lembre-se que você tem outras atividades além da gestão das suas redes sociais. O importante é a regularidade das publicações, que é considerada pelo algoritmo.

Um exemplo de calendário de conteúdo pode ser começar a semana com um passo a passo de como utilizar o seu produto. Depois, mostrar os bastidores da sua loja. Mas, para o fim de semana, você pode dar sugestões de uso do produto no fim de semana. E assim, por diante. 

Se a sua opção for por administrar suas redes sociais sem ajuda de terceiros, a melhor alternativa e estratégia é se planejar. Utilize as ferramentas on-line disponíveis para fazer o seu plano e o seu calendário de publicações nas redes sociais. É uma maneira de otimizar seu tempo e recursos. 

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