this is an h1

this is an h2

Mon May 08 01:03:54 BRT 2023
Inovação | SUSTENTABILIDADE
Redução das desigualdades: como a IBT pode contribuir para o ODS 10

Como o item 10 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU impacta diretamente a indústria de base tecnológica (IBT).

· Atualizado em 08/05/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Criada em 2015 com o aval dos 193 países membros da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabeleceu 17 objetivos, conhecidos como ODS. Eles abordam os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo e, por isso mesmo, são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

E o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 10 é o que trata da redução das desigualdades, item dos mais caros para o Brasil. E a indústria de base tecnológica (IBT) pode contribuir significativamente para reduzir as desigualdades com a sua capacidade única de criar soluções que ajudem a superar os desafios enfrentados pelas comunidades mais vulneráveis.

Quando se trata da redução de desigualdades, a ONU não lista apenas a financeira, mesmo que uma das principais metas até 2030 seja progressivamente alcançar e sustentar o crescimento da renda dos 40% da população mais pobre a uma taxa maior que a média nacional. 

O ODS 10 indica empoderar e promover a inclusão social, econômica e política de todos, independentemente da idade, gênero, deficiência, raça, etnia, origem, religião, condição econômica ou outra. Garantir a igualdade de oportunidades e reduzir as desigualdades de resultados, inclusive por meio da eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias e da promoção de legislação, políticas e ações adequadas a este respeito. Adotar políticas, especialmente fiscal, salarial e de proteção social, e alcançar progressivamente uma maior igualdade. 

Como as IBTs podem contribuir com a redução de desigualdades 

Uma das formas da IBT contribuir é por meio do desenvolvimento de tecnologias que permitam o acesso a serviços básicos, como educação e saúde. Por exemplo, a criação de plataformas educacionais on-line acessíveis e aplicativos de saúde que ajudem as pessoas a acessar cuidados de saúde de qualidade. 

A indústria de base tecnológica também pode contribuir para reduzir as desigualdades econômicas, fornecendo oportunidades de emprego e empreendedorismo em áreas desfavorecidas. Para a IBT, caberia o desenvolvimento de soluções de comércio eletrônico que permitam que pequenos negócios alcancem novos mercados, ou o investimento em programas de treinamento e capacitação para a força de trabalho local. 

Outros pontos de atenção da IBT para reduzir a desigualdade: promover a inclusão social e a diversidade, criar soluções que abordem as barreiras que impedem que algumas pessoas participem plenamente da sociedade. Em destaque, desenvolver soluções de acessibilidade que permitam que pessoas com deficiência participem plenamente da vida digital, ou o investimento em programas que promovam a diversidade e a inclusão dentro da própria indústria. 

Para saber mais: 

Para o Sebrae, as empresas precisam praticar a sustentabilidade social para melhorar a qualidade de vida de seus clientes e colaboradores, além de reduzir desigualdades sociais. 

A IBT e a agenda da ONU para 2030

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?