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Wed May 03 13:15:37 BRT 2023
Pessoas | GESTÃO DE PESSOAS
Rotatividade de colaboradores é recorrente no varejo

Visto como a porta de entrada para o mercado de trabalho, o varejo é um dos setores que mais sofre com a rotatividade de colaboradores.

· Atualizado em 03/05/2023
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Também conhecido como turnover, a rotatividade é um indicador que pode apontar para várias oportunidades de melhoria na gestão de pessoas, principalmente no que diz respeito ao processo de recrutamento e seleção. 

Apesar do varejo ser a porta de entrada para o mercado de trabalho, uma alta taxa de rotatividade pode significar uma dificuldade da empresa para reter talentos e, provavelmente, expressa o descontentamento de funcionários. Tão importante quanto analisar a taxa de rotatividade é avaliar os motivos que a desencadearam. Talvez, alguns ajustes na comunicação com a sua equipe e alinhamentos de expectativas colaborem para a diminuição deste índice.

No segmento de vendas, principal atividade desempenhada no varejo, a habilidade de relacionamento é indispensável para a carreira. Aliás, relacionamento é a base para muitas carreiras que lidam com pessoas! É muito comum vermos clientes buscando outras opções na hora de fazer uma compra, quando não se sentem seguros a respeito de um produto ou solução. Na maioria das vezes, não faltou conhecimento em vendas, mas sim em relacionamento.

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A equipe

A equipe de vendas é peça fundamental para que o relacionamento entre a empresa e o cliente seja o melhor possível. É imprescindível ter uma equipe que entenda bem o seu cliente para atendê-lo bem.

Formar uma equipe, no setor que cada dia mais precisa oferecer experiências no ponto de venda, é um dos grandes desafios de qualquer varejista.  A formação de uma boa equipe começa no processo de seleção. A empresa precisa escolher pessoas que estejam alinhadas aos valores e ao posicionamento da empresa, bem como queiram participar das experiências que serão oferecidas aos clientes. Afinal de contas, para que estas experiências se concretizem é necessária a interação entre as pessoas. No caso, seus clientes e sua equipe. 

Embora a oferta de emprego pelo setor seja alta, muitas pessoas sem afinidade com o comércio se candidatam às vagas, por vislumbrar a possibilidade de ganhos mais rápidos e de adquirir experiência profissional. 

Isto é fato, mas também é uma boa oportunidade. Quando a empresa opta por contratar alguém sem experiência, ela tem a oportunidade de ensinar o que é importante para a marca, e desenvolver este funcionário, de acordo com o seu perfil. Uma das coisas mais importantes na hora de contratar alguém para fazer parte da sua equipe é focar nas atitudes. Esta é uma habilidade que não se pode ensinar. Já as competências para o cargo, com o desnvolvimento de um bom treinamento, você consegue facilmente.

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Varejo mais

A identificação desses gargalos do setor varejista foi a base para o treinamento das equipes de trabalho das cinco mil organizações envolvidas no Programa Varejo Mais, no Paraná. As dificuldades foram avaliadas por uma equipe de consultores do Sebrae durante uma ação chamada cliente oculto.

Nela, consultores disfarçados de consumidores avaliaram o atendimento dos funcionários das empresas e traçaram um diagnóstico com os pontos a serem melhorados.

A simulação de compra resultou em informações sobre:

  • A imagem do vendedor;
  • O relacionamento interpessoal;
  • A acolhida do cliente;
  • A técnica da venda;
  • A superação de obstáculos.

Os consultores avaliaram o nível da equipe de vendas e sugeriram o treinamento adequado, para tentar suprir as necessidades apontadas.

O programa Varejo Mais também ajudou os lojistas a melhorar e ampliar a gestão das lojas. O programa está presente em mais de 100 cidades paranaenses, e conta com a parceria da Federação do Comércio do Paraná, prefeituras, associações e sindicatos do comércio dos municípios envolvidos.


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