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Inovação | CAPACITAÇÃO PARA INOVAÇÃO
Saiba como a gamificação impacta positivamente associados e clientes

Uso da gamificação nas empresas aplica elementos comuns aos jogos para motivar funcionários e melhorar processos internos, aumentar vendas e fidelizar clientes.

· 20/01/2023 · Atualizado em 18/02/2023
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Unindo recursos de tecnologia e a dinâmica de jogos, a gamificação já é usada para engajamento e treinamento de colaboradores, na promoção da gestão da mudança, fidelização de clientes, entre outras aplicabilidades dentro das empresas.

Os jogos são atividades que naturalmente despertam a atenção e motivação dos seres humanos, por isso, a gamificação é uma metodologia que usa estas características para gerar impactos positivos na vida das pessoas, usando o estilo lúdico em contextos que não tenham como finalidade apenas a diversão. 

Essa estratégia aplica elementos, design e lógica comuns aos jogos, como avatares, missões e recompensas, para motivar os participantes a realizarem certas atividades e a mudarem comportamentos, com o objetivo de melhorar algum ponto de sua vida pessoal e até profissional.

Nas empresas, um dos objetivos da gamificação é o treinamento dos funcionários de acordo com a sua função, ao demonstrar como executar melhor as tarefas e aumentar o engajamento. O foco é ajudar as empresas a transferir a aprendizagem para a prática. A técnica pode ser empregada em qualquer setor e sem restrição de faixa etária e nível de escolaridade.

Com a alta complexidade dos negócios, o nível de informação e conhecimento exigido aos funcionários é elevado. Neste contexto, a gamificação pode desenvolver habilidades relacionadas à estratégia e alocação de recursos, contribuindo para melhorar a eficiência dos colaboradores.

As ações devem ser planejadas cuidadosamente, levando em consideração os objetivos para o negócio, a narrativa mais adequada e as recompensas mais motivadoras, entre outros pontos de atenção. Como qualquer outra metodologia, para atingir os resultados pretendidos, é necessário dedicar uma atenção especial à implementação das estratégias escolhidas.

Para trazer a gamificação para dentro da empresa, é preciso seguir os seguintes passos:

  1. Compreender o problema e o contexto.
  2. Entender qual é a missão do jogo.
  3. Saber quem são os jogadores.
  4. Definir os critérios norteadores.
  5. Criar a mecânica do jogo.
  6. Desenvolver ideias para o game.
  7. Fazer testes com o usuário final.
  8. Implementar o game. 
  9. Mensurar e avaliar os resultados.

Segundo o Sebrae, a gamificação pode ser aplicada para:

  • Intensificação das vendas: pode ser usada para capacitar a equipe de vendedores e amplificar o seu desempenho.
  • Fidelização de clientes: utilizada, por exemplo, em programas de relacionamento e fidelização, aumentando o engajamento dos consumidores com a marca.
  • Processos internos: melhora os processos internos e a realização das tarefas rotineiras, aumentando a produtividade.
  • Treinamento corporativo: facilita a identificação de necessidades e dificuldades da equipe e a construção de soluções para esses gargalos.

Um exemplo de empresa que usa a gamificação em seus processos é a Nike. A multinacional utiliza a estratégia da gamificação com o aplicativo Nike+ Running. Por meio desse app, os usuários podem acompanhar e salvar dados de progresso de corridas, compartilhar, comparar com o desempenho de outros usuários e comemorar realizações. O objetivo da empresa, por meio da tecnologia, é motivar o círculo social do jogador a alcançar uma vida mais saudável. Em última instância, o principal objetivo é fazer com que os usuários comprem mais materiais esportivos, principal negócio da empresa.

A gamificação estimula e mede atitudes. É uma ótima ferramenta para promover os comportamentos desejados para atingir as metas da empresa e promover os valores organizacionais. Quando corretamente concebida e implementada, aumenta a motivação por meio de feedbacks, recompensas e realizações, inspirando os colaboradores a se aperfeiçoarem constantemente e estreitando o relacionamento com clientes.

Saiba mais:

O Sebrae traz este artigo sobre como usar a lógica da gamificação em produtos e soluções empresariais.

Neste outro conteúdo, o Sebrae mostra como o processo de gamificação pode ajudar sua empresa.

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