this is an h1

this is an h2

Fri Mar 24 02:34:44 BRT 2023
Inovação | SERVIÇO ONLINE
Saiba como contratar o desenvolvimento de um site para sua empresa

O site é uma ferramenta importante na estratégia de comunicação da empresa e deve ser feito por profissional qualificado.

· 28/02/2023 · Atualizado em 24/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O desenvolvimento de um novo site para sua empresa é uma tarefa que exige muitas reflexões. Afinal, o site é o ponto central da presença on-line de qualquer empresa e, por isso, precisa ser planejado para atender com excelência os objetivos traçados. 

É neste espaço da internet que o empresário tem total controle sobre o que vai contar sobre a própria marca, por meio de textos estrategicamente elaborados, infográficos, imagens e vídeos.  

Além disso, o site concentra todas as ações de comunicação on-line e pode destacar a empresa da uniformização das redes sociais.

Por ser uma ferramenta muito importante na estratégia de comunicação e relacionamento da empresa com o seu público, é necessário dedicar uma atenção cuidadosa à criação ou reformulação de site. Neste artigo, vamos explicar o que você precisa saber antes de encomendar o desenvolvimento do site da sua empresa. 

Defina as necessidades do seu site 

Antes de contratar um profissional ou empresa de desenvolvimento para fazer seu novo site, é preciso estabelecer quais são os objetivos do projeto. Defina qual o público-alvo a ser atingido, as metas a serem alcançadas e estude sobre a presença da concorrência no mercado digital. Isso vai ajudar a decidir como será o posicionamento da sua própria empresa neste mercado.  

Em seguida, é hora de definir quais são os conteúdos do site, o que inclui toda a parte editorial, catálogo de produtos, demonstrações em vídeo e suporte pós-venda. Você também precisa planejar a frequência de atualização. Tais informações permitem estabelecer que tipos de profissionais precisam estar envolvidos na criação e na manutenção do site. 

Também é desejável ter uma ideia de quais opções operacionais são mais indicadas para o projeto. A hospedagem do site precisa de um servidor próprio ou pode usar uma plataforma terceirizada? Quem cuidará da publicação e da manutenção técnica? Será necessária equipe interna ou a empresa de desenvolvimento também cuidará da operação? 

Estabelecer uma expectativa inicial realista do investimento, em acordo com os resultados esperados, ajuda a manter a negociação com o fornecedor focada e sob controle. 

Como escolher o fornecedor 

Grande parte dos empresários não é familiarizada com o universo da tecnologia digital, por isso, encontrar o fornecedor ideal para fazer o seu site pode ser desafiador. Sendo assim, quanto mais rico e embasado for o briefing (resumo das necessidades do site), mais adequada deverá ser a proposta de abordagem proposta pelos fornecedores. 

Experiência do usuário (UX), arquitetura da informação, sistemas de publicação, templates e gestão de conteúdo, SEO, servidores dedicados ou compartilhados, são alguns termos inerentes à construção de um site que, por não fazerem parte da rotina do empresário, podem intimidá-lo. Por isso, escolha um fornecedor que esclareça todas as dúvidas e justifique as decisões de projeto que integram a proposta.  

Se for o caso, considere contratar um consultor independente para ajudar na escolha do fornecedor e mediar o desenvolvimento. Esta é uma ótima opção para quem não domina ou não tem o tempo necessário para se dedicar ao processo. 

Procure por profissionais ou empresas com competência técnica comprovada. Criar e desenvolver um site exige uma abordagem multidisciplinar e uma familiaridade com o ambiente de negócios que não é fácil de encontrar em um único profissional. Envolve competências em design, marketing, editorial, comportamento, programação, gestão de projetos, entre outras. Na dúvida, vale a pena consultar as avaliações sobre a empresa ou profissional em plataformas como Google Meu Negócio, Reclame Aqui e até mesmo no Facebook.  

Se as necessidades do site são modestas, um webdesigner freelancer experiente e versátil pode atender perfeitamente aos seus objetivos, com um investimento baixo. Porém, se o projeto é mais complexo e com objetivos mais ambiciosos, um estúdio especializado, embora mais caro, pode oferecer uma relação custo/benefício bem mais favorável, provavelmente com menos riscos.  

O site é a vitrine do seu negócio na internet! Antes de contratar um profissional para criar ou reformular esta poderosa ferramenta de comunicação, reflita sobre suas necessidades e planeje seus objetivos. Desta forma, você fará uma contratação mais assertiva e terá um site adequado para divulgar com excelência seus produtos e serviços. 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?