this is an h1

this is an h2

Mon Aug 07 18:01:45 BRT 2023
Empreendedorismo | ATITUDE EMPREENDEDORA
Saiba como empreender na aposentadoria

Pesquisa do Sebrae aponta que público com mais de 50 anos planeja empreender. Aqui você encontra vários conteúdos que vão ajudar a iniciar um novo negócio.

· Atualizado em 07/08/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Cerca de 25% das pessoas com mais de 50 anos pretendem abrir um negócio no futuro. E destas, mais de 10% pretende abrir uma empresa em até dois anos. Ou seja, cresce cada vez mais o número de aposentados ou futuros aposentados que querem ser empreendedores. Este é o resultado da pesquisa Perfil do potencial empreendedor aposentado, realizada pelo Sebrae em maio de 2017 com 1,2 mil entrevistados.

Dos que planejam abrir uma empresa, 75% já sabem que tipo de negócio gostariam de montar e querem virar empreendedores para complementar a renda da aposentadoria ou ajudar a família. O desejo de fazer algum tipo de capacitação está em 64% das pessoas que querem abrir uma empresa.

De lá para cá, muita coisa mudou, com uma pandemia pelo meio, mas os números só aumentaram – estima-se que o Brasil tenha cerca de 650 mil empreendedores idosos.

Por isso, se o seu desejo é abrir um negócio, mesmo que já tenha passado dos 50 anos, o Sebrae reuniu aqui materiais para você descobrir se tem um perfil empreendedor, selecionar uma boa ideia e colocar em prática em áreas diferentes.

Perfil Empreendedor

Como selecionar uma boa ideia de negócios

Franquia

Conheça a pesquisa

O perfil do potencial empreendedor aposentado foi realizado entre 9 e 15 de maio de 2017 com 1,2 mil entrevistados acima de 50 anos. Mais da metade dos entrevistados é do sexo feminino (57%) e cerca de um terço tem mais de 65 anos. Quase metade dos entrevistados já é aposentada (47%), e entre estes 7,9% já abriram a própria empresa.

Cerca de um quarto dos entrevistados realizou alguma atividade de capacitação nos últimos dois anos, especialmente os mais jovens. E 64% dos que pretendem abrir uma empresa manifestaram desejo de realizar alguma atividade de capacitação. O tema empreendedorismo foi o mais citado como a área em que desejariam se capacitar.

Embora as ferramentas digitais sejam bastante disseminadas entre o público-alvo da pesquisa, poucos utilizam essas ferramentas para atividades de capacitação ou de busca de informações.

Confira aqui a pesquisa completa

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?