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Empreendedorismo | META
Saiba como estabelecer metas para seu negócio

Organizar ideias, comprometer-se com o trabalho e estipular prazos são ações fundamentais para que objetivos de sua empresa sejam alcançados.

· 12/12/2015 · Atualizado em 20/09/2022
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Estabelecer metas de curto e longo prazo ajuda a manter o foco e  serve como impulso para que você não desista de seu negócio. É importante ter objetivos realistas e que possam ser cumpridos, e as metas fixam os patamares a serem atingidos em períodos de tempo definidos. Tanto os objetivos quanto as metas devem ser frutos de um planejamento bem elaborado e registrados num plano de negócio.

Para garantir que seus propósitos sejam alcançados, embora não haja regras específicas para isso, compreender alguns passos ajuda a determinar o que realmente pode ser executado.

Saiba exatamente como quer avançar no empreendimento. Comece com as seguintes questões: o negócio precisa crescer? Quanto? Por quê? Como? Em quanto tempo? Encare isso como um compromisso com seus objetivos, estabeleça uma estratégia e crie ações para alcançar as respostas. Pensar em todas as questões envolvidas no dia a dia do seu negócio não é uma tarefa fácil, muito menos simples e pequena para ficar apenas com você, na sua memória. Planejar por partes e registrando tudo num plano de negócio é a forma correta e profissional de tocar um empreendimento. O plano completo dará uma visão global e clara do seu negócio e da forma como você pretende conduzí-lo. Ele estará sempre disponível para ser consultado por você e sua equipe. E por representar o seu entendimento e sua maneira de conduzir o negócio, deve ser dinâmico, isto é, pode ser corrigido e melhorado ao longo do tempo.

Por isso, o empreendedor que quer desenvolver o seu negócio precisa estar atento à hora certa de traçar novas metas e observar o seu negócio para cumpri-las de forma eficiente.

Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você nesse assunto.

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Estabelecendo metas

O primeiro passo é analisar o seu produto. Quais são os itens vendidos pelo seu empreendimento? Compare-os com o da concorrência e veja quais são as diferenças entre os dois e, no caso daqueles que são iguais, como as outras empresas trabalham para vendê-los.

Observe também o preço que seu concorrente utiliza. Com base nesse e em outros aspectos, é possível pensar em uma estratégia mais competitiva.

É importante, ainda, entender as novidades do mercado em relação aos produtos e serviços oferecidos por você. Observe, aprenda e passe a usar novas tecnologias. Trabalhe em estratégias de propaganda. O marketing digital é um ferramenta poderosa e está disponível até para o microempresário. Se ainda não está, considere firmemente levar seu negócio para o mercado digital. Quanto mais divulgado o seu empreendimento, mais clientes seu negócio vai atrair.

Avalie a qualidade de seu espaço físico e o suporte oferecido a seus clientes. A estrutura utilizada atualmente é o suficiente? Seu estabelecimento está em dia com os reparos? Verifique como está a satisfação dos consumidores em relação à instalação de produtos. É oferecida alguma garantia?

Disponibilizar dados e históricos para a clientela também pode ajudar na hora de um novo cliente optar pelo seu empreendimento. Trabalhe para manter essas informações positivas. Mantenha estreito contato com seus clientes. Use todos os recursos das redes sociais a seu favor. Conheça seus clientes e as preferências deles. Faça pesquisas e use as informações para suas campanhas. Muitos desses recursos digitais são gratuitos.

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Parâmetros

Para quantificar suas metas, o empreendedor pode avaliar diversos indicadores. Além do número de vendas, há o faturamento, os descontos e despesas de venda, além do número de reclamações e elogios que também devem ser observados.

método Smart é um meio simples para fixar indicadores fundamentais, considerando aonde você pode e quer chegar.

A sigla Smart (esperto, em tradução livre) refere-se aos seguintes termos: Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Realistic (relevante) e Time bound (temporizável).

Veja abaixo uma lista que explica como definir suas metas:

  • Específica: por exemplo, um microempreendedor individual (MEI) quer aumentar as vendas em 20%, no prazo de três meses, para gerar lucro que permita fazer investimento em máquinas. Tendo isso como meta específica, ele pode traçar estratégias para alcançar seus objetivos.
  • Mensurável: é necessário criar metas baseadas em números e determinar uma forma de medir os resultados por meio de anotações e planilhas para acompanhar o processo.
  • Alcançável: tenha conciência da sua possibilidade. Bom senso e autoconhecimento são ideais.
  • Relevante: uma meta relevante é aquela que faz você acordar mais cedo, dormir mais tarde. Precisa estimulá-lo naturalmente.
  • Temporizável: estabeleça prazos, assim você saberá se conseguiu cumprir a meta dentro do tempo estipulado.
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Dicas

Na hora de definir suas metas de venda, é muito importante ser racional e realista. São exatamente elas que dão o foco do seu negócio, por isso, não podem ser fora de sua normalidade e devem ser alcançáveis. Conte com sua equipe de vendas nesse momento. Para elaborar todo o planejamento e escrever o seu plano de negócio, procure contar com toda sua equipe.

Quando seus funcionários participam do planejamento, da escolha  dos parâmetros, eles se comprometem mais a alcançá-los. Além disso, são os vendedores que conhecem a realidade das vendas e, por isso, podem estabelecer metas e indicadores mais adequados.

Para traçar a meta individual de seus colaboradores, é preciso estar atento a uma divisão justa. Isso para não haver desigualdades entre os integrantes de sua equipe. Estabeleça sempre um equilíbrio.

Saiba mais

Clique aqui e veja que o trabalho em grupo incentiva as pessoas a transformarem suas metas em realidade.

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