Organizar ideias, comprometer-se com o trabalho e estipular prazos são ações fundamentais para que objetivos de sua empresa sejam alcançados.
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Estabelecer metas de curto e longo prazo ajuda a manter o foco e serve como impulso para que você não desista de seu negócio. É importante ter objetivos realistas e que possam ser cumpridos, e as metas fixam os patamares a serem atingidos em períodos de tempo definidos. Tanto os objetivos quanto as metas devem ser frutos de um planejamento bem elaborado e registrados num plano de negócio.
Para garantir que seus propósitos sejam alcançados, embora não haja regras específicas para isso, compreender alguns passos ajuda a determinar o que realmente pode ser executado.
Saiba exatamente como quer avançar no empreendimento. Comece com as seguintes questões: o negócio precisa crescer? Quanto? Por quê? Como? Em quanto tempo? Encare isso como um compromisso com seus objetivos, estabeleça uma estratégia e crie ações para alcançar as respostas. Pensar em todas as questões envolvidas no dia a dia do seu negócio não é uma tarefa fácil, muito menos simples e pequena para ficar apenas com você, na sua memória. Planejar por partes e registrando tudo num plano de negócio é a forma correta e profissional de tocar um empreendimento. O plano completo dará uma visão global e clara do seu negócio e da forma como você pretende conduzí-lo. Ele estará sempre disponível para ser consultado por você e sua equipe. E por representar o seu entendimento e sua maneira de conduzir o negócio, deve ser dinâmico, isto é, pode ser corrigido e melhorado ao longo do tempo.
Por isso, o empreendedor que quer desenvolver o seu negócio precisa estar atento à hora certa de traçar novas metas e observar o seu negócio para cumpri-las de forma eficiente.
Confira a seguir algumas dicas que podem ajudar você nesse assunto.
O primeiro passo é analisar o seu produto. Quais são os itens vendidos pelo seu empreendimento? Compare-os com o da concorrência e veja quais são as diferenças entre os dois e, no caso daqueles que são iguais, como as outras empresas trabalham para vendê-los.
Observe também o preço que seu concorrente utiliza. Com base nesse e em outros aspectos, é possível pensar em uma estratégia mais competitiva.
É importante, ainda, entender as novidades do mercado em relação aos produtos e serviços oferecidos por você. Observe, aprenda e passe a usar novas tecnologias. Trabalhe em estratégias de propaganda. O marketing digital é um ferramenta poderosa e está disponível até para o microempresário. Se ainda não está, considere firmemente levar seu negócio para o mercado digital. Quanto mais divulgado o seu empreendimento, mais clientes seu negócio vai atrair.
Avalie a qualidade de seu espaço físico e o suporte oferecido a seus clientes. A estrutura utilizada atualmente é o suficiente? Seu estabelecimento está em dia com os reparos? Verifique como está a satisfação dos consumidores em relação à instalação de produtos. É oferecida alguma garantia?
Disponibilizar dados e históricos para a clientela também pode ajudar na hora de um novo cliente optar pelo seu empreendimento. Trabalhe para manter essas informações positivas. Mantenha estreito contato com seus clientes. Use todos os recursos das redes sociais a seu favor. Conheça seus clientes e as preferências deles. Faça pesquisas e use as informações para suas campanhas. Muitos desses recursos digitais são gratuitos.
Para quantificar suas metas, o empreendedor pode avaliar diversos indicadores. Além do número de vendas, há o faturamento, os descontos e despesas de venda, além do número de reclamações e elogios que também devem ser observados.
O método Smart é um meio simples para fixar indicadores fundamentais, considerando aonde você pode e quer chegar.
A sigla Smart (esperto, em tradução livre) refere-se aos seguintes termos: Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Realistic (relevante) e Time bound (temporizável).
Veja abaixo uma lista que explica como definir suas metas:
- Específica: por exemplo, um microempreendedor individual (MEI) quer aumentar as vendas em 20%, no prazo de três meses, para gerar lucro que permita fazer investimento em máquinas. Tendo isso como meta específica, ele pode traçar estratégias para alcançar seus objetivos.
- Mensurável: é necessário criar metas baseadas em números e determinar uma forma de medir os resultados por meio de anotações e planilhas para acompanhar o processo.
- Alcançável: tenha conciência da sua possibilidade. Bom senso e autoconhecimento são ideais.
- Relevante: uma meta relevante é aquela que faz você acordar mais cedo, dormir mais tarde. Precisa estimulá-lo naturalmente.
- Temporizável: estabeleça prazos, assim você saberá se conseguiu cumprir a meta dentro do tempo estipulado.
Na hora de definir suas metas de venda, é muito importante ser racional e realista. São exatamente elas que dão o foco do seu negócio, por isso, não podem ser fora de sua normalidade e devem ser alcançáveis. Conte com sua equipe de vendas nesse momento. Para elaborar todo o planejamento e escrever o seu plano de negócio, procure contar com toda sua equipe.
Quando seus funcionários participam do planejamento, da escolha dos parâmetros, eles se comprometem mais a alcançá-los. Além disso, são os vendedores que conhecem a realidade das vendas e, por isso, podem estabelecer metas e indicadores mais adequados.
Para traçar a meta individual de seus colaboradores, é preciso estar atento a uma divisão justa. Isso para não haver desigualdades entre os integrantes de sua equipe. Estabeleça sempre um equilíbrio.
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Clique aqui e veja que o trabalho em grupo incentiva as pessoas a transformarem suas metas em realidade.
Conceitos de marketing contribuem para o sucesso do seu negócio
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Como abrir um MEI
Abrir um MEI e obter um CNPJ é facil, mas antes de abrir é importante se atentar para os direitos e deveres. Cada vez mais, brasileiros que trabalham por conta própria reconhecem a importância de se registrarem como microempreendedores individuais (MEI). Segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Economia em março de 2022, com dados da Receita Federal e a participação do Sebrae, 3,9 milhões de pequenos negócios foram criados em 2021, um aumento de quase 20% em relação ao ano anterior. Destes, 3,1 milhões – ou cerca de 80% do total de Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs) – optaram por serem microempreendedores individuais (MEI). Quais as vantagens de ser MEI? Direito de emitir notas fiscais para seus clientes, evitando a perda de negócios, pois, além de dever do empresário, a emissão do documento é direito do consumidor; Tributação reduzida, com pagamento mensal do documento de arrecadação (DAS-MEI); Acesso a benefícios previdenciários, como o auxílio-doença, em caso de incapacidade de trabalhar por problemas de saúde, entre outros. Mais adiante falaremos mais sobre os benefícios. Mas vale lembrar que, para desfrutar de tudo isso, o primeiro passo é ter um CNPJ ativo, ou seja, registrar a empresa. O registro no portal do governo é de graça. O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil – o que provoca a cobrança de multas por excesso de faturamento. Fique atento: inscrição como MEI não tem custo! Muitas pessoas, quando vão procurar o endereço virtual para abrirem sua empresa como microempreendedores, acabam clicando em links de sites que cobram para fazer o registro, em troca de assessoria técnica para o empreendedor. Além de oferecer conteúdo sobre empreendedorismo e o universo empresarial, tais páginas trazem orientações – às vezes personalizadas – para abrir, alterar ou cancelar o CNPJ MEI, bem como dicas para a declaração anual. Porém, se você não quer contratar esses serviços adicionais, tenha a certeza de estar entrando no verdadeiro Portal do Empreendedor. Nunca imprima boleto nem faça Pix se não tiver certeza de que aceita comprar tais serviços. A inscrição como MEI no governo é de graça! Passo a passo – como Abrir um MEI Grátis em 2024 É necessário realizar login no ambiente gov.br (que centraliza o acesso do cidadão a diversos serviços sociais e outros portais do governo). Se o empreendedor não tem esse cadastro prévio, deve fazê-lo em https://sso.acesso.gov.br. Após o acesso ao ambiente gov.br, o empresário precisará criar seu MEI no Portal do Empreendedor. Acesse e siga as instruções fornecendo as informações solicitadas. Como já dissemos, a formalização é gratuita! Acabou? Não se esqueça do pagamento mensal das contribuições. Uma dica: embora a declaração de receitas seja anual (analogamente à das pessoas físicas, que todos os anos declaram o Imposto de Renda conforme a sua faixa de renda), não deixe acumular vários meses de contribuições para só resolver as pendências na época de sua declaração como MEI (já que os débitos impedem o envio da declaração). Além de o montante ficar alto, há correção do montante com a cobrança de juros mensais! Quanto pagar para se manter como MEI em 2024? Conforme o ramo de atividade, a contribuição mensal do MEI varia entre de R$ 70,6 a R$ 76,6 a depender do ramo de atividade e Mei caminhoneiro pagará mensalmente entre R$ 169,44 a R$ 175,44. Veja neste vídeo como abrir o MEI (CNPJ), publicado no canal Sebrae Talks Que atividades o MEI pode desenvolver? Ser microempreendedor não significa estar restrito em sua atuação profissional. A lista de atividades cadastradas já cresceu bastante desde que foi criada. Confira as aqui. Ainda ficou com dúvidas? O Sebrae ensina tudo que você, empreendedor ou aspirante, precisa saber sobre o MEI. Quer continuar sua jornada para se tornar MEI? Acesse agora um curso preparado pelo Sebrae e inicie sua trajetória empreendedora hoje mesmo!
Julho, 2024
Como emitir e pagar a guia DAS-MEI
A principal obrigação do MEI é pagar a “mensalidade” do MEI todos os meses, no dia 20. É muito importante esse pagamento, pois é através dele que você terá acesso aos seus benefícios previdenciários. Às vezes, nos deparamos com uma pessoa MEI que diz coisas assim: “ah... eu não paguei porque não tive tempo de ir na Sala do Empreendedor ou no Sebrae para emitir minha guia e eu não sabia como fazer isso”. Pois neste artigo vamos mostrar como é simples emitir a guia DAS-MEI. Inicialmente precisamos dizer que o MEI tem muitas opções para realizar a quitação das suas parcelas mensais. Aquela que consideramos a melhor opção é o débito automático. O MEI só precisa autorizar uma vez, e o débito ocorre automaticamente todos os meses, bastando controlar para garantir que tenha saldo suficiente no dia 20 de cada mês. Para isso, o microempreendedor precisa ter conta em nome do MEI ou mesmo de sua pessoa física (conta de terceiros não é aceita) em um dos bancos conveniados: 001 - Banco do Brasil S/A003 - Banco da Amazônia S/A004 - Banco do Nordeste do Brasil S/A021 - Banco Banestes S/A033 - Banco Santander (Brasil) S/A041 - Banco do Estado do Rio Grande do Sul S/A047 - Banco do Estado de Sergipe S/A070 - Banco de Brasília S/A104 - Caixa Econômica Federal237 - Banco Bradesco S/A341 - Itaú Unibanco S/A389 - Banco Mercantil do Brasil S/A748 - Banco Cooperativo Sicredi S/A756 - Banco Cooperativo do Brasil S/A Como esta lista é dinâmica e a qualquer momento pode ocorrer a inclusão de novos bancos, ou até a exclusão de algum, sugerimos a consulta quando tiver o interesse. Essa opção é formalizada no Portal do Simples Nacional, sendo necessário que o MEI tenha cadastrado o seu código de acesso. Outra opção é efetuar o pagamento on-line das guias DAS-MEI. Neste caso, precisa ter uma conta pessoa física ou jurídica no Banco do Brasil e, no dia em que desejar pagar, acessar o Portal do Empreendedor e escolher a opção pagamento on-line. Finalmente, temos a opção de gerar a guia DAS-MEI tanto pelo Portal do Empreendedor como pelo app MEI, da Receita Federal, ou pelo app Meu Sebrae, disponibilizado pelo Sebrae. Após gerar a guia DAS-MEI, você poderá escolher a forma de efetuar o pagamento conforme as opções descritas abaixo: Imprimir a DAS-MEI, se dirigir a uma lotérica ou agência bancária e realizar o pagamento; Utilizar o QR Code gerado e realizar o pagamento pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco por meio de Pix; Utilizar o código de barras e pagar pelo internet banking ou pelo aplicativo do seu banco. Abaixo descrevemos algumas opções para você gerar/emitir a sua guia DAS-MEI. Passo a passo fácil pelo app Meu Sebrae Primeiro, você deve entrar na sua loja de aplicativos, App Store ou Play Store, e baixar o app Meu Sebrae. Com o app aberto, clique em criar conta; depois informe o seu CPF, seu nome, seu e-mail e sua data de nascimento. Para finalizar, escolha uma senha para acessar o aplicativo. Digite a senha mais uma vez para confirmar. Pronto, você estará cadastrado. Agora, na tela inicial do aplicativo, você deve clicar em “Serviços” e depois em “Serviços MEI”; em seguida, clique em “Pagamento de Contribuição Mensal” e em “Boleto de Pagamento”; em seguida, clique na opção “Cadastrar nova empresa” e, finalmente, informe o seu CNPJ. Agora é só escolher o ano da contribuição e o mês vigente e baixar o boleto da DAS. De forma simples e rápida, você gerou a guia DAS-MEI. Agora é só salvar e escolher a maneira que mais lhe convier para efetuar o pagamento: pelo QR Code com Pix; imprimir o boleto e ir a uma lotérica ou agência bancária para pagar; com o código de barras, pagar pelo internet banking ou app de seu banco. Passo a passo pelo app MEI da Receita Federal Na loja de aplicativos, App Store ou Play Store, baixe o app MEI. Na tela inicial do aplicativo, inserir o CNPJ, escolher a opção “Emitir DAS”; selecionar o ano e o mês para o qual você quer emitir a guia DAS; ela estará disponível e tem opção de exibir/salvar/compartilhar ou copiar o QR Code para pagar por meio de Pix. Passo a passo para emissão da guia DAS-MEI pelo Portal do Empreendedor Entre no Portal do Empreendedor na plataforma gov.br; Clique na guia “Já Sou MEI”; Depois em “Pagamento da Contribuição Mensal (DAS)”; Em seguida em “Boleto de Pagamento”; Preencha o CNPJ da sua empresa e clique em continuar; Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”; Em “Informe o Ano-Calendário”, selecione o ano e clique em “OK”; Selecione o(s) mês(es) do ano que você deseja gerar o(s) boleto(s); Informe a data em que você deseja pagar o boleto e clique em “Apurar/Gerar DAS” (se for antes do vencimento ou se estiver vencido e deseja pagar no próprio dia da emissão não precisa preencher); Aparecerá na tela a mensagem “Os documentos DAS foram gerados com sucesso!” Clique em “Imprimir/Visualizar PDF”; Após a visualização, você pode imprimir, salvar ou compartilhar a guia DAS ou pagar conforme uma das modalidades já explicadas acima. Qualquer uma das formas descritas é segura e garante ao MEI estar com a sua obrigação em dia. Importante! O Sebrae está sempre disponível para ajudar o MEI e os micro e pequenos empreendedores em geral em todas essas etapas com consultorias e cursos on-line ou presenciais, muitos deles de forma gratuita. O empreendedor pode esclarecer dúvidas, buscar ideias e se qualificar em qualquer área que precise procurando cursos e consultores do Sebrae. É só acessar www.sebrae.com.br. Saiba mais: Portal do Sebrae: Cursos gratuitos on-line: O que você quer aprender hoje? Veja o que você precisa saber antes de virar MEI e quais são as principais obrigações do MEI após a formalização. Portal do Empreendedor: Pagamento da Contribuição Mensal (DAS); Emissão da Guia DAS-MEI. FONTES:1. Atenção ao novo valor de contribuição do MEI!2. MEI terá novo valor de contribuição3. Como emitir a guia DAS em menos de 1 minuto4. O que acontece se você formalizar seu MEI e não pagar mensalmente as guias do DAS?
Julho, 2024
Domicílio Judicial Eletrônico: o que é e como fazer o seu cadastro
Você sabia que todas as empresas privadas, incluindo as micro e pequenas empresas (MPEs), precisam se cadastrar no Domicílio Judicial Eletrônico para receber citações e intimações judiciais? A exigência de fazer o cadastramento está no art. 246, caput e § 1°, do CPC/2015. Se você já tem um endereço eletrônico cadastrado na Redesim, não se preocupe: o CNJ usará esse endereço para enviar as comunicações. Prazo para cadastramento voluntário Fique atento! O prazo para o cadastramento voluntário termina em 30 de setembro de 2024. Depois dessa data, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) fará o cadastramento de forma automática, utilizando os dados da Receita Federal. Como se cadastrar no sistema 1. Acesso ao Sistema: Visite o portal do CNJ e procure pela seção de Domicílio Judicial Eletrônico. 2. Você pode acessar pelo sistema ou através do portal gov.br. 3. Aceite o termo de adesão e confira o e-mail por meio do qual irá receber as comunicações. 4. Cadastro: Preencha o formulário de cadastro com os dados da sua empresa, seguindo as instruções. 5. Confirmação: Verifique os dados e confirme o cadastro. 6. Utilização: Acesse o sistema regularmente para acompanhar e responder a citações e intimações recebidas. O que acontece se eu não usar o sistema? Não atualizar seu cadastro ou não usar a ferramenta pode trazer problemas. Você pode perder prazos processuais e até sofrer penalidades. Empresas que não confirmarem o recebimento de citações no prazo legal, sem justificativa, podem receber multa de até 5% do valor da causa por ato atentatório à dignidade da Justiça (conforme § 1º-C do Art. 246 do CPC). Não deixe para a última hora! Faça seu cadastramento no Domicílio Judicial Eletrônico e evite problemas e multas!