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Thu Mar 02 23:14:41 BRT 2023
Inovação | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Saiba como exportar alimentos e bebidas para os EUA

FDA regula normas e emite registros para empresas estrangeiras responsáveis pela produção, armazenamento, embalagem e venda de alimentos aos Estados Unidos.

· 15/02/2023 · Atualizado em 02/03/2023
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Exportar produtos para os Estados Unidos é o projeto - e o desafio - de diversas empresas brasileiras. Mas você sabia que para exportar alimentos e bebidas para o principal país da América do Norte é preciso cumprir uma série de normas e regulamentos estabelecidos pelas agências federais norte-americanas? São necessárias licenças especiais e registro dos produtos na Food and Drug Administration (FDA), órgão que fiscaliza a entrada de alimentos e bebidas no mercado do Estados Unidos, assim como a Anvisa faz no Brasil.  

A FDA é a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, responsável pela proteção da saúde pública, que controla, regula e supervisiona alimentos e bebidas, tabaco, cosméticos, aparelhos médico-hospitalares, medicamentos e vacinas.  

Para cumprir a legislação americana, todos os estabelecimentos que comercializam alimentos, ou que estejam envolvidos na produção, processamento, armazenamento ou embalagem dos mesmos, precisam de um registro na FDA e devem atuar conforme as determinações do Programa de Verificação de Fornecedores Estrangeiros (Foreign Supplier Verification Program ou FSVP). 

O FSVP visa a garantir que todos os alimentos exportados para os EUA sejam produzidos de acordo com os mesmos padrões que os produzidos no próprio país. Para que isso ocorra, empresas estrangeiras devem contar com a orientação de um agente da FDA nos EUA (US FDA Agent). 

O agente autorizado atua como representante da empresa estrangeira perante a FDA. Ele será a pessoa contatada no caso de atualizações relacionadas ao registro e sua aprovação. 

Já a rotulagem de alimentos é requisito essencial para estar em conformidade com a FDA e, de acordo com os regulamentos da agência norte-americana, é responsabilidade dos fabricantes e distribuidores garantir que seus produtos sejam seguros e rotulados com precisão.  

A Lei de Bioterrorismo, de 2002, declara que a FDA deve ser notificado antes de qualquer alimento ou bebida ser enviado aos EUA. A FDA trabalha com a “Alfândega e Proteção de Fronteira” para conduzir inspeções de produtos alimentícios que chegam ao país. Não dar aviso prévio pode fazer com que o produto tenha sua entrada negada. 

A seguir, conheça 9 passos essenciais para empreendedores que desejam enviar parte da sua produção de alimentos para os EUA: 

  1. Identifique seu nicho de mercado. Não tente entrar de uma vez no mercado norte-americano, a competitividade é muito grande; 
  2. Analise a localização; 
  3. Adapte-se às regulamentações federais e estaduais. Nos Estados Unidos, os estados possuem normas próprias. O que vale na Califórnia é diferente de Nova York, por exemplo; 
  4. Reforce sua equipe de marketing; 
  5. Entenda a cadeia de players do seu setor de interesse; 
  6. Prepare sua equipe com profissionais capacitados; 
  7. Tenha um plano de negócio; 
  8. Evite o jeitinho brasileiro e faça certo da primeira vez. Empresas que erraram na primeira oportunidade dificilmente tiveram uma segunda chance; 
  9. Conheça seu público. 

O mercado norte-americano é muito mais competitivo que o brasileiro e é preciso saber que você vai disputar oportunidades com o mundo todo. Por isso, para conquistar o consumidor dos EUA, é ideal conhecer a legislação local, adaptar sua produção, atender as demandas da FDA e iniciar o comércio exterior focando em enviar remessas para um estado por vez, ao invés de querer abraçar o país inteiro. Dessa forma, você constrói um relacionamento duradouro com o mercado e suas chances de sucesso aumentam. 

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