this is an h1

this is an h2

Mon Jan 09 21:34:54 BRT 2023
Finanças | GESTÃO FINANCEIRA
Saiba como integrar o ERP da sua empresa

Conheça os benefícios do ERP, um sistema de gestão que centraliza as informações, para aumentar a produtividade do seu negócio.

· Atualizado em 09/01/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Administrar sua própria empresa requer muita organização, tanto da parte operacional, quanto na área das finanças. Por isso, torna-se cada vez mais necessário partir em busca de ferramentas de gestão que possam otimizar o seu trabalho e os seus resultados.

E hoje, nós, do Sebrae, queremos te apresentar uma tática de gestão que pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa: a integração do estoque ao financeiro. Apesar de serem dois setores com funcionalidades distintas dentro de uma empresa, eles estão diretamente ligados, visto que para lucrar é preciso ter produtos ou serviços a oferecer.

Estoque e finanças

Antes de te explicarmos como fazer a integração desses dois sistemas, é importante que você, como empreendedor, compreenda a importância de uma boa gestão do seu estoque e do seu dinheiro. 

  • Gestão de estoque: é basicamente o monitoramento de tudo que entra e tudo que sai do seu estoque. É ter uma organização dos produtos por seleção (valor, cor, quantidade) e um controle do número de saídas e das características dos produtos que saem.

O controle de estoque, quando realizado de maneira adequada, garante ao empreendedor que obtenha sucesso no atendimento, nas vendas e na operação do seu negócio.

  • Gestão financeira: tal como a gestão de estoque, a gestão financeira também controla tudo que entra e tudo que sai no quesito finanças. A organização desta movimentação financeira compreende gerenciar todas as despesas (fixas e variáveis) do seu empreendimento, administração dos lucros, reserva financeira e capital de giro.

A gestão financeira, por sua vez, é um dos maiores indicadores do equilíbrio e rentabilidade da sua empresa.

Como integrar o estoque ao financeiro?

A integração pode ser feita a partir de um sistema ERP – sigla para Enterprise Resource Planning (em português, Sistemas de Gestão Empresarial). Este sistema trata-se de um software corporativo, habilitado para reunir todos os dados de uma empresa e integrar os setores – seja atendimento, estoque, finanças, entre outros.

Esse software de gestão integrado utiliza da tecnologia para manter uma base única de informações. Com ele, as chances de um empreendedor tomar uma decisão mais assertiva são muito maiores. Algumas das principais vantagens são:

  1. Informações centralizadas;
  2. Dados atualizados;
  3. Melhor comunicação entre os setores de uma empresa;
  4. Redução de custos;
  5. Administração de contas;
  6. Monitoramento de vendas; e
  7. Acompanhamento de pedidos.

Viu só a quantidade de benefícios? Aproveite essas dicas e aumente a produtividade da sua empresa. Comece já a adotar o sistema ERP na gestão e aproveite para conhecer os cinco modelos de ERP’s gratuitos para utilizar em seu negócio.

Se você precisar de ajuda, entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo número 0800 570 0800 ou procure uma unidade do Sebrae mais próxima de você. Não deixe de conferir também o curso e o e-book do Sebrae sobre Gestão Financeira. Sebrae, o maior parceiro do micro e pequeno empreendedor. 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?