this is an h1

this is an h2

Fri Nov 18 21:39:34 BRT 2022
Inovação | INOVAÇÃO
Saiba como os NFTs conquistaram o mercado da beleza

Empresas do ramo de saúde e beleza desbravam o metaverso com o uso da tecnologia dos NFTs e já oferecem benefícios originais e exclusivos aos seus consumidores.

· 28/10/2022 · Atualizado em 18/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A tecnologia NFT chegou ao mercado da beleza: as empresas começaram a usar os Non-fungible Token, ou tokens não-fungíveis, para promover ações inovadoras e benefícios aos consumidores. NFT é uma espécie de certificado digital, baseado em blockchain, que define originalidade e exclusividade a bens digitais.

Token é um criptoativo que representa digitalmente um produto ou serviço. Já o termo não-fungível representa algo que não pode ser trocado, porque tem características únicas. De maneira simplificada, o NFT é um ativo que funciona como uma criação digital que não pode ser copiada, graças ao sistema de criptografia. Cada criação é única, exclusiva e original. 

Os NFTs só podem ser adquiridos por meio de criptomoedas. Por isso, o primeiro passo para quem deseja comprar esses certificados digitais é criar uma conta em uma fintech que ofereça moedas virtuais. Com a conta aberta, é possível ter uma carteira digital, ou e-wallet, e realizar a compra das criptomoedas. Essas, sim, podem ser compradas com dinheiro.

No Brasil, algumas empresas de beleza já participam do mercado de NFTs. Saiba como elas atuam:

1. Boticário 

O Grupo Boticário, indústria e varejista de cosméticos e produtos de higiene e beleza, decidiu aderir aos NFTs com a reprodução da boca dos consumidores em uma obra de arte digital, inscrita por meio de tecnologia blockchain e mantida dentro de carteiras digitais como uma criptomoeda.

As imagens digitalizadas são da ilustradora Roberta Gomes, responsável por reproduzir as bocas dos consumidores em ilustrações que se tornaram obras de arte digitais.  

O valor arrecadado com a venda dos NFTs será doado para o movimento Viva Água Miringuava, iniciativa do grupo com parceiros para conservação ambiental, segurança hídrica e empreendedorismo sustentável no município de São José dos Pinhais (PR), onde fica a fábrica do Boticário.

2. Boticário e Eudora

No caso da parceria entre O Boticário e a Eudora, as marcas se uniram para lançar NFTs exclusivos, disponíveis para compra on-line ou através de leilão. A iniciativa consiste no usuário receber um NFT dos próprios lábios. Além do token, o comprador também recebe um kit de batons das marcas e acesso a tutoriais exclusivos com especialistas do ramo da estética.

Para o público que decidiu levar os NFTs por meio de leilão, os maiores lances rendem a experiência de desenvolver seu próprio batom na fábrica do Grupo Boticário com as despesas pagas. Também têm acesso a tutoriais e descontos. Ao todo, os leilões contemplam dez NFTs, com lances a partir de R$ 1,4 mil.

3. Keune 

A empresa de produtos de beleza Keune Haircosmetics anunciou o lançamento de sua coleção de NFTs, tornando-se a primeira multinacional holandesa do ramo haircare a contar com uma coleção de tokens não-fungíveis.

Segundo informações da empresa, quatro produtos que representam a marca e sua história no ramo foram transformados em arte digital pelo artista contemporâneo Conny Paap. Os produtos escolhidos para receberem NFTs colaboraram para o desenvolvimento de hair styling, coloração e haircare.

4. Budha Spa

A marca de beleza e bem-estar Buddha Spa, maior rede de spas urbanos do Brasil, anunciou uma parceria com a FoxBit para implementar um sistema de tokenização de seu empreendimento.

O token da rede de Spa será construído na blockchain do Ethereum e comercializado na Foxbit. Por meio dele, o investidor vota em decisões estratégicas da empresa e obtém benefícios exclusivos nas unidades.

O token do Buddha Spa é uma moeda que gera descontos e se multiplica na troca por produtos e serviços da rede. Quem detém entre 200 e 1 mil tokens, por exemplo, tem 10% de desconto, podendo chegar a 25% de redução nos preços.

Metaverso oportuniza aumento no faturamento 

Qualquer item digital pode ser transformado em um NFT: de fotos e vídeos a textos ou tweets. Eles podem ser utilizados como moedas ou trocadas em jogos, redes sociais ou qualquer outro lugar do mundo virtual.

Para saber mais sobre o tema, o Sebrae oferece o curso “Entre na moda: o que você precisa saber para criar e vender NFTs”. Clique aqui para acessar o conteúdo e dar o primeiro passo rumo ao metaverso.

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?