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Mercado e Vendas | NEGÓCIOS DIGITAIS
Saiba em quais canais digitais seu restaurante precisa marcar presença

Restaurantes e lanchonetes podem aproveitar os canais digitais para fortalecer sua presença on-line e prestar um atendimento personalizado.

· 09/09/2022 · Atualizado em 05/11/2022
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Em tempos de redes sociais e internet, é fundamental que um restaurante ou lanchonete construa e fortaleça sua presença digital. A maioria dos consumidores faz pesquisas antes de ir até um estabelecimento novo ou avaliam opiniões e avaliações de outros clientes tanto em sites quanto em aplicativos. 

Durante a pandemia de covid-19, o setor de lanchonetes e restaurantes teve que migrar para o delivery e on-line para manter-se no mercado. Mas, muitos também aproveitaram para alavancar o negócio. Em 2020, os gastos com alimentação pedida por aplicativos cresceram 149%, segundo a Mobilis, uma startup de finanças. Aplicativos como Rappi, iFood e Ubereats tiveram um grande número de acessos.

Além dos aplicativos de delivery, é possível construir sua presença digital em outros canais. Separamos algumas opções para você aproveitar, tanto para relacionar-se com seus clientes quanto para ter uma presença on-line forte:

Facebook e Instagram

As redes sociais são canais excelentes para criar conteúdo diário e de valor para a sua audiência. Facebook e Instagram estão entre as mídias sociais mais acessadas pelos brasileiros. Publique fotos de qualidade e atrativas dos pratos do seu restaurante, de comidas especiais e bebidas. Você também pode criar promoções e veicular pelas suas redes sociais. 

WhatsApp Business

WhatsApp Business dispõe de recursos para atendimento automatizado, como respostas rápidas, informações do negócio, etiquetas para organizar as listas de clientes. Você também conta com a ferramenta catálogo, na qual poderá disponibilizar o seu cardápio. 

Google Meu Negócio 

O Google Meu Negócio ou Perfil da Empresa é uma ferramenta gratuita que você cadastra informações importantes sobre o seu restaurante, como endereço, telefones, horário de funcionamento e fotos. Assim, quando um potencial cliente fizer uma pesquisa geral sobre restaurantes da região, por exemplo, o seu negócio pode aparecer no resultado e no Maps.

Trip Advisor

Trip Advisor é um aplicativo conhecido mundialmente pelos turistas e internautas, que buscam dicas e referências de bares e restaurantes. Nele, você pode inserir fotos, descrição dos serviços e receber avaliações dos visitantes. Essas avaliações ficam disponíveis para que outros usuários possam ver, o que pode incentivar uma visita à sua empresa e ajudar na construção da reputação da sua marca.

Ifood

O iFood é interessante porque, assim que você cadastra o seu cardápio, os consumidores da região ou perto da sua localização já podem ver o seu estabelecimento. Para se diferenciar da concorrência, é preciso oferecer descontos, promoções e outras condições atrativas de compra. 

O segmento de bares e restaurantes pode realizar muitas ações de marketing digital e aproveitar os canais on-line. O consumidor, muitas vezes, prefere pedir e receber suas refeições em casa. É cômodo e, se o estabelecimento souber aproveitar a oportunidade, sendo ágil e fornecendo um atendimento personalizado, a fidelização torna-se uma consequência. 

Atualmente, estar presente on-line é imprescindível para todos os setores. Lanchonetes e restaurantes tiveram a pandemia de covid-19 como um desafio que se mostrou uma grande oportunidade de crescimento. Por isso, aproveite os canais on-line e ferramentas disponíveis para alavancar suas vendas e prestar um ótimo atendimento aos seus clientes. 

Para saber mais, leia o texto a seguir:

Como usar as estratégias de marketing digital para restaurantes

E aproveite o curso do Sebrae:
Gestão de bares e restaurantes


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