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Mercado e Vendas | CLIENTE
Salões de beleza focam a experiência do cliente para surpreender

Dedicar-se à experiência do cliente no salão de beleza faz toda a diferença para o sucesso do negócio. Conheça três cases de sucesso e inspire-se!

· Atualizado em 22/11/2022
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A experiência do cliente no salão de beleza é primordial para o sucesso do negócio. Um atendimento personalizado de excelência, além de trazer diferenciais competitivos, faz com que o consumidor volte, proporcionando a tão desejada fidelização. 

Neste artigo, vamos mostrar o que alguns salões brasileiros têm feito para oferecer a melhor experiência aos seus clientes. Conheça essas histórias e se inspire!

Marcos Proença Cabeleireiros: foco no bem-estar do cliente e exclusividade

Em sociedade com a atriz Flávia Alessandra, o hair stylist Marcos Proença abriu um novo salão de beleza com foco no bem-estar dos clientes. O espaço, com mais de 600 metros quadrados e pé-direito duplo, está localizado no Jardim Europa, em São Paulo. “Sentir-se bem cuidado e bem tratado é o que as pessoas mais desejam. Por isso, neste salão, iniciei um processo de diminuir as cadeiras e bancadas de cortes e aumentar os espaços de bem-estar. Acredito que o luxo está em proporcionar esses momentos, em ser exclusivo”, justifica Proença.

Para este projeto especial, ele quis que o salão tivesse um grande espaço verde, muita luz natural e conforto em todos os espaços, para que o ambiente exaltasse a mulher, valorizasse a brasilidade e destacasse o que existe de autoral no país. A arquiteta Carolina Maluhy elegeu o trabalho de grafismos indígenas feitos por mulheres Caiapó como referência para o projeto arquitetônico. 

Proença leva para este salão a excelência de seus já conhecidos serviços, como colorações, cortes, penteados, além de maquiagem, manicure e pedicure. 

“Teremos um protocolo de tratamento capilar que será feito na poltrona reclinável e pode ser acompanhado por massagens nas mãos e nos pés ao mesmo tempo. E tudo isso de frente para o jardim. Um momento de puro relaxamento.”

Ritu: experiência sensorial valorizada

O Ritu, criado pelos sócios do Studio W, Wanderley Nunes e Rosângela Barchetta, em parceria com seus filhos, oferece serviços básicos de beleza com foco na personalização do atendimento. Localizado no piso térreo do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o salão tem a cara dos millennials e propõe uma nova maneira de consumir beleza.

No espaço de 105 metros quadrados, os clientes encontram um cardápio de tratamentos capilares personalizados. A análise dos fios é feita por meio de uma câmera de alta resolução, com aumento de até 250 vezes, que é a estrela do salão. “O Ritu oferece serviços básicos, mas com um nível de experiência sensorial e personalização muito elevados. Temos ainda uma consultoria para venda de produtos a partir do diagnóstico”, explicou Rosângela.

Segundo ela, o Ritu foi desenvolvido para oferecer rituais de beleza em um formato único e especial, respeitando o ser humano. “Nossa performance vai além da técnica: são experiências relacionadas ao bem-estar, meio ambiente e sustentabilidade social, com marcas botânicas, orgânicas e mais naturais.”

Composta por 23 profissionais de beleza, a equipe foi treinada com estudos aprofundados em tricologia, área da dermatologia que estuda a estrutura e o aspecto dos fios e do couro cabeludo. Além disso, eles foram preparados para serviços de styling e atendimento e para diagnosticar as necessidades individuais de cada cliente.

US3: inovação com conceito de ‘beleza inteligente’

O conceito de smart beauty - ou beleza inteligente - do US3 traz uma nova referência de beleza para São Paulo, combinando expertise técnica, inovação tecnológica e personalização da experiência. O salão foi idealizado pelos empresários Zélia e Nando Ardessore, Luciano Calçolari Ruzzi e André Domingues.

Inaugurado em setembro de 2021, nos Jardins, os mil metros quadrados do US3 unem o melhor do High Tech e Touch. “Tech” refere-se à criatividade, performance e inovação, enquanto “Touch” reflete segurança e acolhimento. O time do salão conta com cerca de 100 colaboradores, grande parte com mais de 20 anos de experiência em cabelo, maquiagem, estética, manicure e massagem.

Em um projeto assinado pelo arquiteto Felipe Hess, o US3 conecta arte, tecnologia e experiência e ainda conta com um rooftop aberto no último andar para abrigar atendimentos personalizados, eventos, cursos, palestras e workshops. Além disso, o salão tem uma área gourmet terceirizada pela Confeitaria Dama, que assina um dos melhores cardápios de doces da cidade. 

Ficou curioso para saber como atrair clientes e aumentar o faturamento do seu espaço de beleza? Dê uma olhada neste artigo do Sebrae. Depois, surpreenda e retenha clientes criando uma experiência de consumo agradável em seu salão.

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