this is an h1

this is an h2

Wed Nov 16 10:00:32 BRT 2022
Mercado e Vendas | ATENDIMENTO AO CLIENTE
Salões e beleza: aprendendo com a concorrência

Conhecer os pontos fracos e fortes da concorrência ajuda a melhorar o atendimento e a conquistar mais clientes.

· Atualizado em 16/11/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Já dizia um filósofo, a maior infelicidade para um artista é ter um adversário sem talento. Essa máxima também poderia ser aplicada à concorrência, principalmente na área da beleza. 

Nesse segmento, é notória a proliferação de salões, clínicas de estética, podologia, barbearias e esmalterias – todos disputando basicamente o mesmo cliente. Em tal ambiente, o melhor que você tem a fazer é estudar devidamente os seus concorrentes e tirar deles lições. Assim, não tenderá a repetir os seus erros, mas a replicar os seus acertos e observar novas tendências. 

Desse modo, você não fica para trás e pode se destacar no mercado.   

A seguir, damos algumas dicas de como estudar e conhecer melhor a sua concorrência.

1) Visite seus concorrentes

Pesquisar seus concorrentes no Google ajuda, mas esse método é insuficiente. Você já ouviu falar em cliente oculto? É um método eficaz quando se deseja conhecer de perto a concorrência. Faça uma visita como cliente, sem se identificar, e você poderá conferir in loco o atendimento e a qualidade do serviço prestado pelo seu concorrente.

2) Conheça os profissionais da concorrência

É possível conhecer as características e tendências de um negócio observando o tipo de profissional que está sendo contratado. Se determinado salão está buscando um gerente para uma filial ou um especialista em marketing, significa que está pretendendo expandir seus negócios. Essa pesquisa pode ser feita por meio de redes sociais, como perfis do Instagram onde está a maioria dos profissionais de beleza que querem mostrar o seu trabalho.

Além disso, você também pode conhecer a concorrência contratando antigos profissionais, que são aqueles que mais conhecem o interior de uma marca – para o bem ou para o mal. Aliás, esses profissionais podem ser uma excelente ferramenta para você melhorar seu atendimento.  

3) Consulte os clientes

Trata-se de uma das formas mais baratas e eficazes de se obter boas informações sobre seus concorrentes. Assim, toda vez que você conquistar um novo consumidor, procure saber quais salões ele visitou antes e por que ele optou pelo seu.

Também é importante buscar conhecer os motivos pelos quais um determinado cliente deixou de frequentar o seu salão. Entendendo seus motivos, você saberá quais pontos de sua marca precisam melhorar, evitando repetir os problemas ou erros com os demais clientes.

4) Consulte os fornecedores

As mesmas empresas que fornecem produtos para o seu salão muito provavelmente também fornecem para seus concorrentes. Dessa forma, você pode saber de seu fornecedor os tipos e quantidades de produtos que seus concorrentes encomendam, verificando se algum item poderia ser acrescentado à sua própria lista de compras. 

5) Estude as estratégias de marketing

Verifique em quais plataformas digitais os seus concorrentes estão presentes, com que frequência eles postam nas redes sociais e qual é a quantidade de seguidores. Verifique também o conteúdo que é apresentado no blog e como está estruturado o site.

Além disso, entenda mais sobre a interação com a clientela, qual o tempo de resposta para as dúvidas e quais são as promoções aplicadas.

Feito isso, você está em condições de, eventualmente, reprogramar ou melhorar sua atuação nas redes sociais. 

6) Ferramentas

Finalmente, utilize ferramentas específicas das redes sociais para buscar informações mais detalhadas sobre seus clientes:

Google Alerts – Com essa ferramenta, você pode criar alertas para receber, diariamente, os conteúdos que falam sobre o seu negócio, seu concorrente ou outros assuntos de seu interesse, que estão veiculados publicamente na internet. Notícias, reclamações, artigos e tudo o que mencionar os termos selecionados por você será automaticamente enviado para o seu e-mail.

Reclame Aqui – Como o objetivo é vender mais, é interessante identificar as falhas de seus concorrentes por meio das reclamações recebidas em sites como o Reclame Aqui. Nesse portal, você também pode verificar a qualidade das respostas oferecidas e a agilidade com que isso acontece.

Saiba mais:

Os artigos: Dez fatores chave para o sucesso de um salão de beleza e 10 dicas de sucesso para um salão de beleza, do Sebrae, dão dicas adicionais para o seu negócio. 

FAVORITAR
Botão favoritar

Fique por dentro dos acontecimentos no setor de beleza:
siga a comunidade Sebrae Beleza, no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?