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Planejamento | ESTRATÉGIA DE PRODUTO E VENDA
Sazonalidade e vendas: como vencer a equação

Os fatores sazonais podem ter um enorme impacto nos negócios, dependendo do seu setor de atuação da empresa

· 07/12/2022 · Atualizado em 04/02/2023
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O termo sazonalidade é utilizado para se referir a períodos específicos do ano em que as vendas aumentam ou diminuem consideravelmente por influência de fatores externos, previsíveis ou não, em que existe uma maior ou menor procura pelos produtos/serviços de uma empresa.

Existem diferentes tipos de sazonalidade:

Sazonalidade diária: em vários tipos de negócios existe um pico de faturamento que acontece todos os dias no mesmo horário. Por exemplo, nos restaurantes este pico é durante os almoços e jantares.

Sazonalidade semanal: quando o pico de movimento acontece num dia específico da semana. Um bar costuma ser mais movimentado às sextas e sábados à noite.

Sazonalidade mensal: o pico de vendas acontece num período específico do mês. Um exemplo são os supermercados, que costumam aumentar o seu faturamento nos primeiros dias do mês.

Sazonalidade anual: neste caso, a variação acontece em certas alturas do ano. Nesta categoria, enquadram-se as estações climáticas e as datas comemorativas. 

Os diferentes tipos de sazonalidade podem ser positivos ou negativos para os negócios. A sazonalidade positiva impacta positivamente no faturamento de uma empresa e potencializa o seu crescimento. São períodos em que a procura de produtos ou serviços é maior e em que a empresa tem de garantir a resposta adequada a esta procura. 

Já a sazonalidade negativa acontece quando existe um decréscimo no faturamento por influência de fatores externos. Em alguns casos, o decréscimo é tão grande que as empresas optam por encerrar as atividades durante um período.

Dicas para controlar a sazonalidade

  • Identificar os períodos de sazonalidade

A influência da sazonalidade pode ser óbvia para alguns negócios, mas por vezes esta questão pode não ser tão clara para outras áreas. É fundamental analisar o comportamento do consumidor e do público-alvo para definir quais os períodos de sazonalidade positiva e negativa no faturamento da empresa. 

Pode identificar num calendário as datas comemorativas ou as épocas do ano em que o faturamento aumenta e o mesmo para as épocas em que o contrário acontece.

Assim, a empresa poderá se planejar e criar estratégias para melhor aproveitar cada época.

  • Aproveitar a sazonalidade positiva

Não se deve esperar que o cliente procure a empresa nas épocas de sazonalidade positiva, é preciso criar uma estratégia de marketing para esses momentos, identificando tendências, estudando a concorrência, criando gatilhos mentais para vender mais e atrair os clientes para a loja física ou virtual.

  • Alternativas para a sazonalidade negativa

Uma forma de lidar com a sazonalidade negativa é pensar em alternativas, ou seja, procurar produtos ou serviços que possam ser disponibilizados no período em que o faturamento cai.

Por exemplo, se for uma loja física de biquínis nas proximidades de uma praia, que tem um maior movimento no verão, poderá haver a ampliação do catálogo de produtos para outros tipos de moda ou ainda criar uma loja online para expandir as vendas.

  • Ajustar os preços

Nos momentos de sazonalidade negativa é importante ajustar os preços ao período, para atrair clientes – oferecer promoções, descontos ou fazer liquidações podem ser alternativas.

  • Reduzir os custos

Se o negócio é afetado pela sazonalidade negativa, é essencial reduzir os custos nestas alturas. É insustentável manter os recursos que são usados em sazonalidade positiva durante a sazonalidade negativa. Reduzir os recursos utilizados (internet, água, luz, papel, telefone) ou os colaboradores, podem ser algumas das alternativas, mas tudo deve ser feito com o devido planejamento, para não prejudicar a empresa nos demais períodos.

Marketing Sazonal

O marketing sazonal é a estratégia de aproveitar as datas especiais/comemorativas para impulsionar a venda de produtos ou serviços e manter os setores de marketing e comercial aquecidos durante todo o ano. Quando bem aproveitada, essa estratégia pode trazer excelentes resultados para o negócio e evita que a empresa fique com produtos encalhados no estoque.

Ter uma estratégia para trabalhar a sazonalidade é importante, pois permite antecipar determinadas demandas com o objetivo de vender mais, ou ainda criar produtos de edição limitada e campanhas de lançamento, para movimentar as vendas em períodos de baixa demanda.

Saiba mais

Alguns materiais que poderão inspirar nessa jornada:

Se desejar conversar com um consultor, procure o Sebrae do seu estado.

Fonte: https://sebraepr.com.br/comunidade/artigo/como-a-sazonalidade-pode-afetar-minha-empresa

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