this is an h1

this is an h2

Wed Apr 19 16:11:11 BRT 2023
Empreendedorismo | SERVIÇO
Segurança industrial: importante para o trabalho e a empresa

Em busca da proteção dos trabalhadores, a segurança industrial também coloca o negócio no caminho da excelência.

· Atualizado em 19/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O funcionamento correto de todos os ambientes industriais e a qualidade dos produtos fabricados são tão essenciais como zelar pela segurança e integridade dos funcionários.

É preciso dar a devida atenção a essa área, sob risco de se deparar com grandes prejuízos físicos e financeiros. Por isso, o investimento em segurança industrial deve ser prioridade, ajudando a evitar problemas, ao mesmo tempo em que coloca o negócio no caminho da excelência. 

A segurança industrial é um conjunto de ações que procura manter a proteção dos trabalhadores em seu ambiente fabril para evitar acidentes e minimizar ameaças ou riscos que possam prejudicar os funcionários ou a infraestrutura das indústrias.

As empresas precisam estabelecer normas e regulamentações específicas para garantir que os procedimentos industriais sejam realizados com segurança. 

É necessário conhecer os principais conceitos da segurança industrial e as formas de prevenção existentes. Separamos alguns para você conferir: 

  • Segurança do trabalho significa reduzir acidentes: pode parecer óbvio, porém, esse aspecto deve ser destacado, afinal, acidentes resultam em problemas para a empresa - desde a ausência de um trabalhador da linha de produção até seu afastamento definitivo;   
  • A responsabilidade sobre eventuais acidentes é da empresa, mesmo que estes sejam causados por erros de manuseio de equipamentos. A legislação considera a indústria responsável pelo sistema de segurança, treinamento e manutenção das máquinas utilizadas pelo trabalhador; 
  • O passo inicial em direção à segurança do trabalho na indústria é conhecer a realidade do ambiente. É fundamental mapear o local, analisar os riscos e identificar tudo o que pode causar acidentes. Por exemplo, sinalização, objetos que bloqueiam a passagem e disposição das máquinas no ambiente.  

Os resultados das ações voltadas à segurança do trabalho vão muito além de proteger a saúde e a integridade do trabalhador.

Um ambiente seguro também ajuda a evitar grandes prejuízos físicos e financeiros para a empresa, incluindo despesas com afastamentos, licenças médicas, ações judiciais e procedimentos para reparar a imagem da empresa diante de funcionários, de clientes e da sociedade. 

As medidas que promovem a segurança industrial criam ambientes saudáveis e capazes de oferecer aos trabalhadores condições adequadas para aumentar a produtividade.

Um ambiente seguro evita acidentes e problemas. Quando a gestão dedica esforço ao cuidado e ao bem-estar dos funcionários, a equipe fica mais motivada, e se elevam os níveis de qualidade de serviços e produtos. 

Exemplos de ações para implementar a segurança do trabalho na indústria: 

  1. Conheça a realidade do ambiente industrial e quais são os riscos que ele oferece aos trabalhadores; 
  2. Elimine ou diminua as ameaças de acordo com o trabalho; 
  3. Estimule o uso de EPIs: é obrigatório e é o elemento mais importante para a proteção do trabalhador contra acidentes. Essa exigência consta na NR-6 e depende da atividade exercida, do ambiente de trabalho e da dimensão do perigo ao qual o empregado está exposto. 

Este conteúdo do Sebrae também pode ajudá-lo a saber mais sobre o tema: 

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?