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Tue Apr 18 15:15:48 BRT 2023
Inovação | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Seis Sigma é ferramenta de melhoria contínua para as empresas

Metodologia Seis Sigma é um sistema de gestão que utiliza estatística para analisar processos e reduzir erros, melhorando a experiência do cliente.

· Atualizado em 18/04/2023
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Você já ouviu falar da metodologia Seis Sigma? É um sistema de gestão que surgiu por volta de 1980, que utiliza a estatística para analisar processos e reduzir as margens de erros nas empresas.

Seu uso está em expansão e diversas ferramentas de análises estatísticas e de gestão, como os softwares estatísticos StatGraphics, Statistica e Minitab, por exemplo, têm essa metodologia inclusa no pacote. Cálculos que antes necessitavam de tempo e expertise, hoje são feitos em segundos pelos softwares. 

Mas por que usar essa metodologia na Indústria de Base Tecnológica (IBT)? Por conta de seus três objetivos fundamentais: redução de custos, otimização de produtos e processos e incremento da satisfação do cliente.

Se você aplicar a Seis Sigma no seu negócio, vai conseguir trabalhar projetos que entregam melhores resultados e, consequentemente, mais lucratividade. 

Esta metodologia enxuta surgiu para unir os diversos conceitos e ferramentas de melhoria dos processos em um modo só, permitindo, assim, diversos benefícios.

As empresas que aplicam tal metodologia geralmente lideram o mercado em seu segmento. São empresas que apresentam menor resíduo ou tempo desperdiçado e, ainda, grandes lucros. 

Você pode pensar que por ser um método estatístico, ele é aplicável apenas para questões complexas, mas não.

Existem projetos Seis Sigma para redução de custos de hospedagem em viagens, redução de custos fixos como conta de luz e de água, entre outras aplicações. Toda empresa que se preocupa com a satisfação do cliente pode usar a metodologia.  

A Seis Sigma pode ser aplicada em processos produtivos industriais e, também, em processos administrativos (Lean Office), logísticos (Logística Lean) e de saúde (Lean Healthcare).

Você pode realizar projetos Seis Sigma em vários setores da sua empresa, como financeiro, RH, marketing e nas linhas de produção de peças e equipamentos ou outros tipos de produtos. 

Exemplos:  

Uma indústria química pode utilizar a filosofia Seis Sigma para aumentar o percentual de eficiência de um biorreator; uma metalúrgica, para diminuir a porcentagem de sucata na produção de aço; uma panificadora pode aplicá-la para reduzir a variabilidade do peso dos pães e os tempos de fabricação.  

Como você pode ver, esta metodologia tem inúmeras aplicações e tem sido cada vez mais utilizada, principalmente em momentos de crise, quando é necessário reduzir custos e otimizar resultados. 

Como funciona a metodologia Seis Sigma?  

De forma geral, a Seis Sigma funciona por meio da definição de metas e aplicação de projetos específicos para alcançar essas metas. O sucesso do programa vai depender da mobilização e participação de toda a organização. 

A metodologia usa a estratégia: Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar (DMAIC). Sendo: 

Para entender melhor, imagine a produção de uma porca. De cada 100 porcas, 99 são ótimas e 1 está fora dos padrões. Ou seja, 99% de eficiência. Se você faz 100 mil porcas em 8 horas, você produz 1 mil porcas fora dos padrões, um nível inaceitável. A Seis Sigma permite melhorar essa eficiência e reduzir ainda mais as perdas. 

A Seis Sigma é uma estratégia gerencial quantitativa, estruturada e disciplinada. Quantitativa, pois trabalha com estatística baseada em dados. Estruturada, pois utiliza o método DMAIC. Disciplinada, pois exige um tempo mínimo de dedicação em função de um bom resultado.  

Ela é ideal para melhorar os processos industriais nas IBTs, pois permite otimizar processos e incrementar produtos, elaborando bens de melhor qualidade, criando uma cultura de melhoria contínua na empresa, que reflete na satisfação constante dos clientes. Que tal você implementar a Seis Sigma na sua empresa? 

Saiba mais: 

Conheça o Human Sigma, outro método de gestão de processos, neste artigo do Sebrae. 

Mudança organizacional nas IBTs

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