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Como conquistar mais clientes para o seu e-commerce com SEO

Ser encontrado facilmente no Google pode ajudar seu negócio a conquistar cada vez mais clientes. Veja como usar SEO para isso!

· 26/06/2015 · Atualizado em 12/03/2023
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Ser encontrado nos mecanismos de busca é essencial para um e-commerce bem-sucedido. Por isso, investir em técnicas de otimização para essas ferramentas, chamadas Search Engine Optimization (SEO), pode ajudar seu negócio a destacar-se.

Em 2021, o Google foi responsável por mais de 70% de todo o tráfego de pesquisa global de desktops. Além disso, 51% dos usuários de smartphones fizeram buscas somente pelos celulares.

No total, são realizados mais de 90 mil processos de pesquisas a cada segundo pelo Google. Hoje em dia, buscar algo nessa plataforma tornou-se um hábito tão comum que nem pensamos mais sobre isso.

Confira a seguir mais informações e dicas de como o empresário com e-commerce pode garantir mais vendas, fidelizar e atrair novos clientes por meio de SEO.

O que é SEO?

SEO consiste em um conjunto de técnicas que têm como objetivo melhorar o posicionamento do seu site, e de cada uma das páginas existentes dentro dele, nos mecanismos de busca, como Google, Bing e outros.

Assim, quando o usuário digita uma palavra-chave na barra de pesquisa, o objetivo do SEO é fazer com que as páginas que têm conteúdos relacionados àquele termo apareçam entre os primeiros resultados. Ou seja, fazer com que os seus clientes cheguem até ao seu negócio.

Qual é a importância disso?

Pense em quantas páginas do Google você costuma visualizar antes de escolher em qual link clicar. Provavelmente, você vai só até o fim da primeira página ou ainda menos, certo?

Em uma busca rápida usando a palavra-chave “maquiagem”, por exemplo, o Google oferece como resposta nada menos do que aproximadamente 95 milhões de resultados, divididos em milhares de páginas - daí a importância de o seu negócio aparecer logo no início.

Se não for possível estar na primeira página, já que nem sempre é fácil concorrer com os grandes players, você precisa estar no máximo na terceira ou quarta página.

Além disso, você pode investir em palavras-chave mais específicas, mas que tenham um volume de busca grande, para que continue alcançando seu público sem ficar ofuscado pelos grandes concorrentes.

Na imagem acima, veja que os primeiros três resultados na coluna principal são anúncios. Isso significa que as empresas pagaram para aparecer em destaque por um período de tempo quando o usuário fizer a busca por “maquiagem” no Google.

Já a coluna da direita, mais estreita, é totalmente dedicada aos anúncios.

O primeiro resultado da busca orgânica, não paga, é o da seção de maquiagem dentro do site da Sephora. Como ela conseguiu isso? Claro que a grande popularidade da loja conta, mas um grande esforço de SEO no site da empresa também contribui fortemente.

Na imagem abaixo, você pode perceber a preocupação em melhorar o posicionamento do site. Isso porque a loja usa várias estratégias de SEO no seu portal.

Como otimizar o seu e-commerce

Uma das principais vantagens das estratégias de SEO é que você não precisa de uma agência especializada para começar a implementar mudanças. Muitas ações podem ser feitas pelo próprio empreendedor ou pela pessoa responsável pelo site da empresa.

Palavras-chave

Um dos primeiros passos para otimizar o SEO do seu site é selecionar as melhores palavras-chave para o seu negócio. Para isso, você procurará pensar em como o usuário chama ou “busca” determinado produto ou serviço.

Descrição dos itens

Para otimizar as buscas pelo seu produto, invista em uma descrição detalhada dos itens, usando as palavras-chave escolhidas e evitando utilizar a descrição padrão dos fornecedores. Se você fizer isso, corre o risco de o cliente ir parar no site do fabricante e não no seu! Defina, então, um padrão e dedique-se a isso.

Carregamento da página e outras estratégias

Investir em SEO, geralmente, está dentro de toda uma estratégia maior de marketing digital. Otimizar seu site, para que o tempo de carregamento dele seja rápido, por exemplo, ajuda os mecanismos de busca a colocá-lo no topo das pesquisas - assim como apostar em e-mail marketing aumenta o tráfego.

Por isso, busque alinhar seus esforços para que uma ferramenta contribua com a outra, seja o e-mail, as mídias sociais ou outros canais de marketing.

Dicas extras

Além disso, há outros pontos que precisam ser observados na hora de otimizar seu site. Confira-os no infográfico abaixo e melhore sua presença digital!

Saiba mais sobre a gestão de lojas virtuais na página sobre e-commerce do Sebrae

Para saber mais, leia os textos a seguir:

10 tendências de marketing digital

Marketing digital: ferramentas que você precisa conhecer

E aproveite os cursos gratuitos do Sebrae:

Marketing digital para sua empresa: reforçando sua presença

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