this is an h1

this is an h2

Mon Apr 17 13:15:55 BRT 2023
Empreendedorismo | EMPRESA
Sete dicas para otimizar o espaço de lojas pequenas

Não sabe o que fazer para deixar sua loja pequena mais atrativa? Fique por aqui e vamos te ensinar algumas estratégias de visual merchandising para te auxiliar.

· 23/03/2023 · Atualizado em 17/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Uma loja com poucos metros quadrados não deve ser impedimento para que seu negócio seja próspero e rentável.

Para ter uma loja de sucesso você precisa prestar atenção nas dicas que iremos compartilhar.  Separamos alguns insights da arquiteta Viviane Geron que poderão nortear a organização da sua loja!

  • A dica número 1 é: você não precisa de um caixa. Se o seu espaço é limitado, não se apegue à ideia de ter um caixa. Uma mesinha de canto, ou até mesmo uma estante ou prateleira, pode ajudar e servir como estrutura para receber o pagamento ou fazer um pacote de presente. Portanto, destinar um espaço somente para o caixa pode atrapalhar o fluxo da sua loja, já que a coisa mais importante a ser priorizada é a exposição dos produtos.
  • A dica número 2 é: sua loja não precisa de vitrine. Você pode optar por ter uma loja aberta. Caso o local já possua um vidro para vitrine, opte por uma vitrine aberta sem fundo, para que o cliente consiga visualizar os seus produtos no interior da loja, a decoração e o ambiente interno. 
  • A dica numero 3 é: opte por cores claras. Nada pior do que uma cor escura para deixar o ambiente menor do que ele já é. Então a dica aqui é você usar tonalidades mais pastéis, neutras ou tons de cinza. Preste atenção também aos mobiliários e nos equipamentos, escolhendo sempre tons mais claros. É importante que tudo seja harmônico, para deixar o ambiente maior e refletir mais luz. 
  • A dica número 4 é: iluminação de 4000 kelvins. Essa é uma temperatura de cor branca, neutra. Ela não é uma cor super azulada e mais fria e também não é aquela cor super amarelada e mais quente. É um tom que irá iluminar o seu ambiente. Um outro ponto para prestar atenção é no índice de reprodução de cores da lâmpada; o ideal é que ele seja de 80 para cima. Esse detalhe promove uma fidelidade maior aos tons das roupas.
  • A dica número 5 é: um provador de arco com cortina de tecido fará com que o seu espaço pareça maior do que ele é. Quando o provador estiver vazio, você deve abrir as cortinas e deixar os espelhos expostos, o que criará uma sensação de amplitude. Ao invés de investir em um provador de MDF ou gesso, opte pelos provadores de arco com tecido. Usado tanto nas superlojas de luxo como também nas lojas mais populares, ele é um provador realmente democrático. 
  • A dica número 6 é: móveis planejados. Tente aproveitar puffs, armários, gavetas para armazenar seus produtos. Entenda os móveis que sua loja precisa e invista em móveis úteis e funcionais. 
  • A dica número 7 é: última dica, para fechar com chave de ouro. Não utilize sofás; opte por cadeiras compactas para criar espaços confortáveis para seus clientes.  

Estes foram alguns insights e dicas sobre como otimizar o espaço de sua loja através do conhecimento de visual merchandising, que pode ser aplicado dentro do seu ponto de venda. Cada centímetro quadrado deve ser considerado.

O Sebrae tem muitos vídeos, artigos e cursos que podem te ajudar. Acesse o site ou procure a agência mais próxima.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora