this is an h1

this is an h2

Fri Oct 28 01:42:10 BRT 2022
Planejamento | PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Seu negócio precisa crescer

Saiba como avaliar e planejar os primeiros passos para o seu negócio crescer.

· Atualizado em 28/10/2022
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

O seu negócio vai bem, você quer crescer, mas não consegue porque a estrutura é enxuta demais e fica difícil dar o próximo passo? Se esse é o seu caso, este artigo tem dicas, inspiradas no post do Sebrae São Paulo, que podem te ajudar.

Primeiro, é necessário avaliar a que custo você vai crescer. Se as mudanças necessárias para o crescimento vão prejudicar o andamento do negócio por um prazo muito longo, talvez seja melhor esperar. Ganhe mais fôlego com a operação do jeito que está. Planeje, poupe e, quando tiver mais estabilidade, realize as alterações. A ideia é andar para a frente, não pôr tudo o que existe a perder. Pense nisso!

Se você constatar que seu negócio realmente precisa de mudanças, tente partir do simples. Antes de pensar em investimentos pesados, dê uma olhada nas alterações que você pode fazer com a estrutura que você já possui. Por exemplo, se você trabalha com estoque e nunca encontra nada, tem perdido produtos, tudo está amontoado, a primeira ideia pode ser alugar um novo galpão para o estoque para ter mais espaço. Mas, pode ser que tudo o que você precisa é de uma boa organização. A solução de boa parte de nossos problemas está mais perto do alcance do que a gente imagina! 

A organização interna é fundamental antes de qualquer passo para o crescimento. Organize os procedimentos internos envolvendo os colaboradores neste processo. Além de entenderem melhor a razão pela qual os procedimentos são realizados de determinada maneira, eles podem oferecer importantes apontamentos para aprimoramento dos processos. Lembre-se que este entendimento das pessoas que executam os procedimentos implica no bom funcionamento da empresa.  

A dica é agir desse modo em todas as áreas do negócio. Dê uma olhada no mercado, aquela conferida na concorrência, e veja quais são os problemas mais comuns. Muitas vezes, você pode ter crescimento agarrando uma oportunidade que os outros não percebem. Por exemplo, prestando melhor atendimento que a concorrência, uma entrega mais rápida, um produto de qualidade ou uma embalagem mais bonita - seu crescimento pode estar no detalhe, sem precisar de mudanças tão grandes assim.

Se, depois desses primeiros passos, você percebeu que é realmente necessário realizar mudanças maiores, é a hora de planejar e calcular qual a verba necessária para o que você pretende. Então, dê uma olhada no caixa da empresa, nas suas reservas e, se preciso, nas formas de financiamento e empréstimo. Mas, atenção! Não vá se comprometer com algo não conseguirá pagar ou repor. Faça e refaça as contas quantas vezes for preciso. Muitas vezes, é melhor manter o negócio do jeitinho que está do que se arriscar demais e retroceder em vez de progredir. 

Se sua estrutura está bem enxuta para crescer, será preciso contratar colaboradores. Busque funcionários e motive os antigos colaboradores para que todos trabalhem para crescer junto com o seu negócio.

Se essas dicas te ajudaram e você se interessou por saber mais, entre em contato com o Sebrae!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades Temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


 


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?