this is an h1

this is an h2

Tue Apr 11 13:54:34 BRT 2023
Organização | INTERNACIONALIZAÇÃO DE EMPRESAS
Soluções digitais impulsionam os Negócios Internacionais 4.0

No mundo dos Negócios Internacionais 4.0, mesmo as micro e pequenas empresas podem pensar em atuar no exterior de forma remota e em tempo real

· 18/11/2022 · Atualizado em 11/04/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Vivemos em uma nova era da transformação e da revolução digital, também conhecida como a era dos Negócios 4.0. Trata-se de uma oportunidade de expansão da empresa, com a exploração de novas oportunidades proporcionadas pelas ferramentas digitais que facilitam e aceleram a jornada empresarial internacional.

E esse novo modelo exige uma capacidade do empreendedor de elaborar estratégias competitivas mais efetivas de sua marca, produto ou serviço para conseguir alavancar suas vendas no mercado internacional. 

E o que são Negócios 4.0? São uma nova forma de organizar os modelos empresariais e, consequentemente, suas cadeias e redes de valor, tendo a transformação digital como meio habilitador.

Ou seja, por meio de tecnologias e suas convergências, a transformação digital permite unir o físico (off-line) e o digital (on-line), propiciando novas formas de oferecer produtos e serviços, bem como de operar, gerir, produzir, adquirir, comunicar, distribuir e se relacionar, ao longo dos sistemas de valor, com fornecedores e clientes.

Não se trata, todavia, de usar simplesmente uma ou outra tecnologia digital para “estar na internet”. A transformação digital, com base em novas soluções tecnológicas, redefine a maneira pela qual a empresa se organiza, se estrutura, funciona, atua e oferece seus bens e serviços.

Entre os diversos impactos da transformação digital para as empresas, os mais expressivos são: as formas pelas quais os insumos são estimados e adquiridos, passando pelo monitoramento e o controle da produção, das operações, da gestão de pessoas, dos recursos e do conhecimento nas práticas e nas rotinas inovativas.

Assim, as empresas estão chegando aos meios para distribuir produtos e serviços, e de se relacionar com os mais diferentes clientes e nichos de mercado.

Os Negócios Internacionais 4.0 não são apenas uma consequência da pandemia da covid-19, mas uma realidade do mundo contemporâneo. Ainda que intensificadas para muitas empresas, em razão das medidas de mitigação sanitária contra o coronavírus, essas transformações fazem parte do presente, não de um futuro próximo.

Por isso, é relevante que as organizações brasileiras as incorporem aos seus negócios o quanto antes, sob o risco de perderem espaço para a concorrência ou tornarem-se ultrapassadas.

No mundo dos Negócios Internacionais 4.0, as empresas podem pensar em atuar no exterior de forma remota e em tempo real. É possível também desenvolver uma capacidade de resposta mais rápida e ágil.

Pode-se contar com parcerias em mais de um país, de maneira integrada e dinâmica; realizar novas estratégias de comercialização e de distribuição de suas ofertas; e expandir o potencial de prospecção e análise de dados de clientes, concorrentes e fornecedores.

Os Negócios Internacionais 4.0 ampliam e facilitam não apenas as oportunidades para ganhar mercados no exterior, mas também para atuar, inserir-se e avançar nas cadeias globais de valor, que tendem a ser altamente dinâmicas e competitivas internacionalmente. 

É fato que as empresas, sejam elas de grande, médio ou pequeno porte, enfrentam uma pressão crescente de um número crescente de produtores e concorrentes para aumentar o conteúdo de suas habilidades e para desenvolver novas competências.

Soma-se esta dinâmica aos desafios e oportunidades que se abrem com a transformação digital. 

Mas quais são as competências que as empresas necessitam desenvolver para entrar nesse universo? 

Um estudo desenvolvido em parceria entre o Sebrae, CNI (Confederalçao Nacional da Indústria) e ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing), analisou as oportunidades que se apresentam para as empresas brasileiras a partir da transformação digital além de, identificar as novas tecnologias e descrever quais são as competências que as empresas devem desenvolver. 

A apresentação desse estudo pode ser acompanhado no vídeo - Negócios Internacionais 4.0 - Promoção Digital para Internacionalização -  do canal do Youtube da CNI.

Esse estudo referenda a necessidade de as empresas estarem abertas ao novo para que possam se adaptar às novas descobertas de forma ágil e dispostas a aprender rapidamente as novas habilidades, a fim de manter sua competitividade neste novo cenário de negócios globalizados.  

Entre as principais competências que as empresas devem observar, estão:

  • Competências de negócios internacionais, que tratam da capacidade das empresas de elaborarem suas estratégias e planejamento que as conduzam ao mercado global e as fortalecendo no mercado doméstico e;
  • Competências digitais, as quais estão relacionadas ao uso de tecnologias que visam dar agilidade à produção e operação gerencial, bem como, aumentar a capacidade de prospecção, processamento e análise de dados e digitalização de processos, por exemplo. 

As competências de negócios internacionais, alinhadas às competências digitais, permitem às empresas maximizar resultados, acelerar seus processos, reduzir seus gastos e, de forma paralela, abrir novas frentes de mercado para atuação, na medida em que muitas ações com uma atuação presencial podem ser combinadas com ações no ambiente on-line. 

Já o processo pelo qual as empresas desenvolvem suas competências digitais, proporcionam uma mudança de mentalidade na medida em que as empresas passam a aplicar a tecnologia como parte indissociável da organização.

Tecnologias habilitadoras como robôs autônomos, manufatura aditiva, simulação digital, integração horizontal e vertical de sistemas, Internet das Coisas (IoT), Big Data Analytics, computação na nuvem, segurança cibernética, e realidade aumentada.

O empreendedor que pretende se aprofundar sobre o tema pode explorar mais conteúdos no Portal Sebrae:

O Curso on-line Exportar: sua empresa também pode oferece um passo a passo para exportação de produto ou serviço.

No Data Base SEBRAE – As informações que você precisa para promover os negócios internacionais entre os pequenos.

FAVORITAR
Botão favoritar
Telegram

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.


Acesse o portal de notícias Todo Dia Sebrae


O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora