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Mercado e Vendas | STAKEHOLDER
Stakeholders são fundamentais para o sucesso das cooperativas

O relacionamento com os diversos públicos, os chamados stakeholders, é essencial para a sobrevivência dos empreendimentos cooperativistas.

· 06/02/2023 · Atualizado em 22/03/2023
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Conhecer os públicos de um negócio é um dos pilares do seu sucesso. Nas cooperativas, essa iniciativa é ainda mais importante pelo papel desempenhado para esse modelo de empreendimento, que tem uma proximidade muito grande com seus cooperados, funcionários, parceiros, comunidades e fornecedores. Esses grupos também podem ser denominados de stakeholders.

Esse conceito foi criado na década de 1980 pelo filósofo norte-americano Robert Edward Freeman e define qualquer indivíduo ou organização que, de alguma forma, é impactado pelas atividades de uma determinada corporação. A sua importância nem sempre está visível, mas tem papel fundamental de ampliar as chances de êxito de alguma ação. Eles ainda são relevantes para o alcance dos objetivos de forma estratégica.

Os stakeholders contribuem para as cooperativas, e demais empreendimentos, entenderem como e onde melhorar para cumprir as suas metas. Eles ajudam a consolidar a melhor entrega pela sua ação, que pode ser de forma positiva ou negativa. 

Para entender melhor, analise iniciativas que podem afetar de modo direto o negócio. Os stakeholders mostrarão como aprimorar os seus processos por meio da gestão de risco, que ajudará as cooperativas nas tomadas de decisões

Apesar do conceito chegar com um carimbo de novidade, ele está no DNA do cooperativismo desde o seu nascimento. Adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos membros, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e interesse pela comunidade são os sete princípios do cooperativismo e também pilares da relação dos empreendimentos com os stakeholders, que deve ser pautada por valores democráticos da solidariedade, honestidade, equidade e transparência.

Reforçar o relacionamento

A comunicação é uma ferramenta indispensável na relação com os stakeholders. Ela vai ajudar a fortalecer a imagem da cooperativa perante seu público, bem como cultivar o convívio. 

O primeiro passo é fazer um mapeamento dos stakeholders. Reúna a sua equipe e estimule os participantes a identificar as relações com pessoas e corporações do empreendimento cooperativista. Numa próxima etapa, você pode categorizar esse público como comunidade, parceiros e fornecedores. Em seguida, é preciso saber o que eles pensam da cooperativa. Assim, podemos entender as suas demandas, que vão ajudar na criação de um plano de relacionamento com os stakeholders. 

Dentro desse plano, prepare a sua estratégia de comunicação, que vai ajudar a cooperativa avançar e atender o seu público ou até mesmo resolver um problema de um segmento. Manter um relacionamento constante com os seus stakeholders permite, inclusive, prever desafios e ter respostas mais ágeis para superá-los. 

Numa visão mais ampla do empreendimento, o plano de comunicação deve integrar e conversar com o planejamento estratégico da cooperativa, que vai ajudar a construir, rever ou desenvolver o dia a dia do empreendimento e contribuir para o seu desenvolvimento. 

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