this is an h1

this is an h2

Tue Jul 18 12:22:58 BRT 2023
Empreendedorismo | STARTUP
Startups brasileiras oferecem soluções inovadoras no mercado externo

Soluções tecnológicas desenvolvidas no Brasil vêm conquistando o mundo, mas é preciso fazer um bom planejamento estratégico para ter sucesso nessa empreitada

· 13/06/2023 · Atualizado em 18/07/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Startups brasileiras estão desbravando o mercado externo oferecendo soluções tecnológicas inovadoras, algo que faz parte da cultura nacional, de grande criatividade. Entretanto, o processo de internacionalização envolve burocracias, algumas barreiras comerciais e que exigem um conhecimento prévio e um preparo por parte dos empresários. 

Nessa área, tamanho não é documento pois não há qualquer impedimento quanto ao porte das empresas que desejam iniciar o processo de expansão internacional. Se a empresa oferecer produtos ou serviços atrativos e diferenciais e estiver bem estruturada em seus processos, a internacionalização pode ocorrer sem grandes problemas, mas é preciso se preparar.  

Muitas empresas começam no mercado interno com grande potencial, mas não se estruturam adequadamente e aí aparecem problemas quando se lançam à aventura de conquistar novos mercados no exterior. É preciso ter uma equipe de vendas e de assistência técnica bem afinada para não dar vexame. Além disso, o pós-venda é importante, assim como vários outros procedimentos que devem estar estruturados primeiro no mercado interno. 

Além disso, é importante estudar um bom planejamento estratégico para conquistar o mundo. Você acha que seria interessante lançar o produto no mercado português em primeiro lugar pela facilidade do idioma? Mas já pensou que esse é um mercado pequeno e que dificilmente vai fazer diferença no seu faturamento? A inovação que você oferece é interessante para que tipo de mercado? 

Uma vez estabelecida uma estratégia, é importante cuidar de registrar as patentes para se proteger. A patente que você registrou aqui só tem validade no território nacional e, enquanto você tenta vender a sua solução tecnológica lá fora, uma empresa estrangeira pode registrar sua inovação em outro mercado e deixá-lo na mão. Não há necessidade de registrar sua patente em 200 países, apenas escolha os mercados-chave em que você pretende atuar. 

Outro ponto importante é conhecer bem o mercado em que você pretende lançar sua inovação: que demandas ele tem, qual o volume de vendas que se pode esperar, que legislação regula a área... Só assim você poderá colocar o pé para fora do Brasil sem tropeçar. 

O Sebrae tem uma parceria com a Apex Brasil focada na internacionalização das startups por meio do programa Startup OutReach Brasil, que visa a atender empreendedores brasileiros de negócios tecnológicos que desejam expandir sua atuação para o exterior. Este programa também apoia os empresários do segmento que desejam fazer o “soft landing”, termo que designa a entrada de empresas em um novo mercado de forma mais fácil, segura e bem-sucedida. 

Um exemplo de inovação brasileira que está conquistando novos mercados é o da T4S Technology for Safety - uma startup de soluções tecnológicas contra o roubo de cargas fundada em 2017. A empresa criou um sistema que utiliza de forma combinada 5 soluções para evitar o roubo de carga, como o bloqueador do veículo, a blindagem elétrica do baú de carga e um conjunto de câmeras com inteligência artificial que identifica eventuais perseguições aos veículos protegidos, entre outros recursos. 

A T4S tem como clientes no Brasil empresas multinacionais, além de clientes no exterior, o que aumenta a credibilidade da empresa. A startup investe em novas formas de comunicação utilizadas para divulgar e comercializar seus produtos. Em 2018, a empresa registrou uma patente na Rússia, a primeira feita fora do Brasil. Atualmente a T4S tem nove patentes concedidas no exterior, além de vários processos em análise.

O Sebrae dispõe de toda uma estrutura para orientar empreendedores que desejam exportar tecnologia desenvolvida por suas statups. Procure a agência do Sebrae de seu Estado ou entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo 0800 570 0800! 

Saiba mais com os conteúdos do Sebrae 

Planejamento para acessar mercados internacionais 

E-book: Exportação de serviços: tecnologia, informática e comunicações 

FAVORITAR
Botão favoritar

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?