this is an h1

this is an h2

Wed Feb 08 20:00:31 BRT 2023
Inovação | MELHORIA DE PRODUTO
Sustentabilidade em obras: tecnologia mobile substitui uso do papel

Práticas sustentáveis são comuns em processos administrativos, no lugar do papel a tecnologia, para reduzir o impacto ambiental em obras da construção civil.

· Atualizado em 08/02/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

A sustentabilidade chegou para ficar nas empresas, principalmente entre as construtoras. Práticas como a redução no uso de papel em obras, economia de recursos naturais e ações de governança ambiental, social e corporativa, do inglês "Environmental, social, and corporate governance" (ESG), se tornaram comuns, especialmente após a pandemia.

Segundo pesquisa da McKinsey & Company, cerca de 60% dos brasileiros estão fazendo mudanças no estilo de vida para reduzir o impacto ambiental. E isso gera um enorme desafio para as empresas do setor da construção melhorarem suas práticas de sustentabilidade e se alinharem com os desejos do mercado consumidor.

Pequenas mudanças nos processos administrativos podem fazer uma enorme diferença quando se trata de cuidar do meio ambiente. Um bom exemplo, é apostar no uso de tecnologias mobile como alternativa para documentos físicos necessários para o andamento de uma construção. Esta medida elimina o uso de papéis no canteiro de obras e organiza melhor as informações.

Vale ressaltar que, segundo estudos da WWF, a produção de uma tonelada de papel consome de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia. Já a reciclagem desse material, evita a emissão do dióxido de carbono, responsável pelo efeito estufa.

Substituir a papelada pela tecnologia reduz custos e otimiza o acesso e o manejo das informações: as equipes não precisam mais circular entre o canteiro e o escritório, correndo o risco de extraviar documentos importantes.

Tudo fica centralizado na nuvem e pode ser acessado em tempo real, via dispositivos móveis. A mobilidade corporativa facilita, ainda, a tomada de decisão, uma vez que os responsáveis também têm a flexibilidade para consultar os registros de qualquer lugar.

E quando o papel é inevitável?

Quando o documento em papel é indispensável, é preciso usar a matéria prima de maneira consciente. Aqui vão algumas dicas:

1) Pense duas vezes antes de imprimir.
2) Imprima nos dois lados da folha.
3) Utilize papel antigo para rascunho.
4) Recicle o papel usado.
5) Conscientize sua equipe a respeito de boas práticas.

O uso do e-mail no lugar da correspondência tradicional impressa, a crescente edição de livros, revistas e jornais em formato eletrônico e a simplificação dos registros trabalhistas com o eSocial são alguns exemplos de como repensar o uso do papel no dia a dia.

Por que digitalizar a gestão de documentos?

Projetos e documentos da obra podem ser consultados rapidamente com auxílio de smartphones e tablets, formulários de inspeção podem ser preenchidos de forma eletrônica e todo o canteiro de obras pode ser gerenciado de forma efetiva com um software de gestão.

Utilizando soluções desse tipo, é possível gerar permissões de acesso e classificar seus arquivos por atribuições de aprovação, atualização, revisão e consulta. Dessa forma, apenas as pessoas autorizadas poderão visualizar os registros.

Além disso, evita-se o risco de a equipe consultar documentos obsoletos, assim, o fluxo de execução da obra se torna muito mais efetivo e integrado.

Que tal ressignificar o uso do papel na rotina da sua empresa? Para isso, pratique os 5 "R": repense, recuse, reduza, reutilize e recicle.

Dessa forma, você ajuda o desenvolvimento social e a preservação ambiental, além de contribuir para a redução no consumo de água, energia e matéria prima, gerando trabalho e renda para milhares de recicladores que atuam em todo o país!

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?