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Mon Dec 26 15:44:55 BRT 2022
Mercado e Vendas | ANÁLISE DE TENDÊNCIA
Tendências: como aplicar macro e micro tendências

Saiba como esses conceitos interferem na criação de coleções no mercado de moda.

· Atualizado em 26/12/2022
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Identificar tendências envolve um aprofundado estudo do comportamento do mercado e do consumidor, que normalmente refletem movimentos (drivers) em nível global. Por falar nisso, é importante distinguir dois conceitos: macro e micro tendências.

  • Macrotendências: são mudanças que ocorrem em grande escala a longo prazo, permanecendo por muitos anos na sociedade. Elas afetam diferentes segmentos do consumo e refletem inovações, identidades e comportamentos socioeconômico-culturais. Podemos exemplificar algumas tendências macro que estão influenciando o mundo da moda: sustentabilidade (busca por peças de segunda mão, reutilização de peças, roupas por assinatura, entre outras possibilidades); economia afetiva (identificação entre a marca e o cliente, que precisam estar em conexão genuína); e diversidade (a pluralidade chegou ao mundo fashion – é preciso atender todos os públicos).
  • Microtendências: referem-se a mudanças de curto prazo, que permanecem por menos tempo no mercado (até cinco anos), normalmente atingindo um número menor de consumidores. A influência vem de movimentos mais pontuais, como séries de TV, novelas ou redes sociais (lembram o “reage, mulher, bota um cropped!”?). Assim, essa tendência tem relação com tecidos que vão e voltam, decotes, uso ou não de rendas, transparências, saias mais curtas, mais longas (com fenda ou sem fenda), estampas, acessórios, cores, salto fino, plataformas etc.

Mas como identificar esses “sinais de futuro”? Sim, é possível observá-los e, normalmente, o estudo de tendências é feito com uma boa antecedência, já que as coleções precisam ser lançadas no mercado. Essas análises são feitas por profissionais que estudam dados estatísticos e históricos, como psicólogos, antropólogos, coolhunters, entre outros.

Estar de olho em sites e blogs de moda e participar de feiras e eventos do setor pode ajudar a despertar para o que o seu cliente espera que você apresente a ele. Não se esqueça, porém, de conhecer o mais profundamente possível o seu público-alvo (defina as personas, isto é, o cliente ideal) a fim de atender suas expectativas. Nem sempre o que é apresentado como tendência “cabe” para o seu público, então é preciso fazer releituras e criar versões que estejam de acordo com as especificidades e as possibilidades do negócio.

Confira no infográfico alguns pontos para analisar sobre tendências e negócios. Complemente com a leitura do artigo Como entender consumidores e planejar estratégias mais inteligentes e aproveite também para fazer o curso Criatividade, que o Sebrae preparou para você.

Infográfico


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