this is an h1

this is an h2

Sun Mar 12 21:35:55 BRT 2023
Mercado e Vendas | COMÉRCIO ELETRÔNICO
Ticket médio é indicador eficiente para diagnóstico de seu e-commerce

O ticket médio faz um diagnóstico do comportamento do seu cliente de e-commerce e é, intuitivamente, o melhor caminho para aumentar as vendas.

· 12/01/2023 · Atualizado em 12/03/2023
Imagem de destaque do artigo
FAVORITAR
Botão favoritar

Para trazer bons resultados ao seu caixa, uma gestão de vendas eficiente tem que traçar objetivos claros e arquitetar suas próprias estratégias. Por fim, é preciso também acompanhar esses objetivos e estratégias pelas ferramentas fluxo de caixa e demonstrativo de resultado (DRE).

Para saber se as estratégias estabelecidas estão dando resultados, é necessário fazer sua avaliação por meio da utilização de métricas. Com a aplicação e avaliação desses indicadores, é possível determinar o sucesso, o lucro, o crescimento de longo prazo, e orientar as decisões estratégicas.

Uma dessas métricas é o ticket médio, que avalia o valor médio que é gasto em pedidos, já que algumas pessoas gastam muito em uma única compra, outras, talvez, nem tanto. A finalidade deste indicador é obter uma informação mais profunda a respeito dos valores que estão sendo gastos pelos clientes com o e-commerce e os seus produtos.

Se você vende produtos muito diferentes entre si, como cosméticos e eletrônicos, por exemplo, seria interessante calcular o ticket médio por tipo de produto, para ter uma ideia mais precisa do valor médio em cada categoria de produto, uma vez que o preço de um produto eletrônico é muito superior ao valor médio de algum cosmético. 

Também é bom levar em conta que há uma certa sazonalidade nas vendas quando se analisa este tipo de métrica. Dia das mães e Natal, por exemplo, são épocas em que as vendas crescem e, portanto, esta métrica aumenta.

Mas, qual é a vantagem de se calcular o ticket médio? Ele é importante para estabelecer suas metas de vendas de forma realista e avaliar a precificação dos produtos. Além disso, essa métrica dá dicas sobre valores para promoções e descontos, uma vez que mostra quanto os clientes estão dispostos a gastar na sua loja. 

O ticket médio também pode identificar clientes importantes para o seu negócio, aqueles que gastam mais do que a média e que, talvez, mereçam promoções exclusivas. Se a sua loja tem vendedores, essa é a ferramenta para avaliar o desempenho deles, uma vez que pode mostrar quem está vendendo mais que o ticket médio e quem precisaria de um treinamento complementar. Conheça outras vantagens deste tipo de análise no infográfico a seguir.

FAVORITAR
Botão favoritar

O cálculo do ticket médio é muito simples, como você pode acompanhar na tabela em que foi tomado o exemplo prático de Natanael, dono de uma hipotética loja de artigos de pesca chamada “Pesque Bem”. Veja a seguir como calculá-lo:

Fórmula para calcular o ticket médio

Ticket médio (R$) = (Receita total das vendas / N° de vendas realizadas).

 

Natanael, dono da loja de equipamentos de pesca “Pesque Bem” acompanha mensalmente suas vendas por seu fluxo de caixa para saber de suas disponibilidades, e quando o assunto é resultado, ele tem tudo lançado em seu DRE mensal. Vamos, então, analisar o ticket médio de sua loja que, no mês passado, obteve uma receita total com as vendas de R$ 120.000,00, correspondente a 300 vendas realizadas. Colocando esses dados na fórmula, teremos:

  • Ticket médio (R$) = (Receita total das vendas / N° de vendas realizadas)
  • Ticket médio (R$) = R$ 120.000,00 / 300
  • Ticket médio (R$) = R$ 400,00

Ou seja, a média de venda de todos os produtos de sua loja no mês passado foi, na média, R$ 400,00. 


Finalizando, com este cálculo, o empreendedor pode traçar metas e definir objetivos, além de descobrir problemas que prejudicam o seu faturamento. Portanto, comece já avaliando quanto seus clientes estão comprando, e apurando seus resultados. 

Tendo dúvidas sobre esse assunto, procure auxílio no Sebrae mais próximo ou entre em contato com a nossa central de relacionamento pelo 0800 570 0800!

Saiba mais:

O Sebrae dispõe de uma série de ferramentas para ajudar empreendedores. Entre elas, destacamos os cursos on-line Como elaborar um plano de negócios  e A Formação de preço para o meu tipo de negócio.

FAVORITAR
Botão favoritar

 

Participe das comunidades temáticas Sebrae no Telegram.



O conteúdo foi útil pra você? Sim Não
Obrigado!

Foi um prazer te ajudar :)

FAVORITAR
Botão favoritar
Precisa de ajuda?

Nós temos especialistas prontos para atender você e o seu negócio de forma online e gratuita.

Acesse agora

Posso ajudar?