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Tue Feb 01 00:48:49 BRT 2022
Empreendedorismo | DESAFIO
Tiktok impulsiona conteúdos de empreendedores

Entenda como o aplicativo pode ajudar a destacar a sua marca e ampliar grandes e pequenos negócios

· Atualizado em 01/02/2022
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Mais do que um editor de vídeos curtos com uma grande variedade de efeitos, o TikTok é uma rede em que os usuários podem produzir conteúdo sobre diversos assuntos, publicar e ainda interagir com outras pessoas. No ano passado, a rede foi a mais baixada na internet e, de acordo com o relatório We are social - Digital 2020, da We are Social e Hootsuite, a rede social é utilizada por mais de 47% dos usuários online no mundo.

Em meio a quarentena de 2020, o aplicativo, que antes era chamado de Musical.ly, se tornou um fenômeno e hoje é uma das principais ferramentas utilizadas por empresas e grandes marcas para torná-las mais conhecidas e alcançar mais pessoas. Segundo a analista de competitividade do Sebrae Anny Santos, o formato do TikTok, com vídeos curtos e mensagem rápida, produz tantos resultados positivos que já virou tendência até em outras redes sociais, como o Instagram.

“O head do Instagram, Adam Mosseri, declarou oficialmente que a plataforma deve priorizar o compartilhamento de vídeos e reels, o que demonstra que os executivos do Facebook, dono da rede, estão atentos às mudanças no comportamento dos internautas”, destacou a analista.

  • É possível ganhar dinheiro com esse tipo de conteúdo?

Não apenas é possível faturar com o TikTok, mas também criar estratégias de marketing completas na rede. E, pensando nisso, a rede lançou o TikTok for Business, em que agências de publicidade e anunciantes podem produzir publicidade para os usuários do aplicativo. Com cinco formas de levar conteúdo para os usuários, como vídeos de 15 e 60 segundos e challenges, já conta com nomes “de peso”, como Netflix e Magazine Luiza.

Contudo, se você está pensando que a rede só pode ser utilizada por multinacionais com grandes estratégias de publicidade, está enganado.

Para dar um firme suporte ao micro e pequeno empreendedor que quer anunciar no TikTok, a rede lançou, neste ano, o TikTok Ads Manager. A novidade é uma plataforma de autoatendimento de anúncios que permite e ajuda qualquer empresa na criação e publicação de campanhas publicitárias.

Visando expandir as possibilidades de uso da rede para fins profissionais, o aplicativo de mídia oferece várias possibilidades de uso para os variados tipos de empresários. Essa é uma ferramenta fundamental para auxiliar a busca por resultados mais específicos na rede, como o aumento do número de seguidores e a venda de produtos. Além disso, ela permite o pagamento de campanhas por meio de cartões de crédito, boleto bancário e não estipula um valor mínimo para investimento.

O analista de competitividade do Sebrae Ivan Tonet afirma que é fundamental que os micro e pequenos negócios estejam antenados com o TikTok. “Com tantas pessoas engajadas na rede social e o crescimento da rede superando outras plataformas concorrentes, os empreendedores podem aproveitar o momento para fixar a marca e até direcionar a audiência para conversão de vendas em outros canais”, recomendou Tonet.

Quero anunciar no TikTok: Por onde eu começo?

  1. Crie uma conta no TikTok Ads;

Obs.: A conta não é aprovada automaticamente. A equipe de suporte do aplicativo entra em contato para aceitar a candidatura.

Com a conta aprovada, é hora de colocar a mão na massa e criar o seu anúncio.

  1. Clique em “Campaign tab” e depois no botão “Create”.
  2. Defina a meta do anúncio, o nome da campanha e o formato do orçamento, ou seja, se será diário ou o valor total;
  3. Selecione o público, os horários e os dias ideais para o anúncio circular;
  4. Selecione o vídeo (para criá-lo, o aplicativo tem uma ferramenta chamada Video Creation Kit, com vários templates facilmente customizáveis.

Saiba mais sobre o Tiktok e suas utilidade neste e-book

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