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Mercado e Vendas | MIDIAS SOCIAIS
TikTok para pequenos negócios

Utilizar as estratégias corretas no TikTok pode atrair novos clientes e potencializar as vendas das pequenas empresas.

· 22/06/2022 · Atualizado em 26/07/2022
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O TikTok é uma rede social de produção e compartilhamento de pequenos vídeos, entre 15 segundos e 1 minuto, informais e divertidos. A maior parte do seu público é de jovens com idades entre 16 e 24 anos. O usuário padrão do aplicativo gasta cerca de 50 minutos, por dia, consumindo seus vídeos. 

Em 2020, o TikTok começou a crescer e chegou a ter 2 bilhões de downloads nas lojas de aplicativos em todo mundo. É o aplicativo mais baixado, ultrapassando Facebook e WhatsApp. Nos três meses finais de 2021, ele chegou a ter 1,2 bilhão de usuários ativos mensais. No Brasil, são mais de 74 milhões de usuários acima dos 18 anos.

O aplicativo se tornou um excelente canal de marketing para as pequenas e médias empresas, pois acaba gerando vendas de forma indireta. Um pet shop, por exemplo, pode publicar vídeos divertidos do dia a dia com os animais de estimação e levar o usuário para outros canais de informação e venda do seu negócio.

De olho no mercado das empresas desses portes, em 2021, a rede social anunciou o TikTok Ads Manager, uma plataforma voltada para o empreendedor anunciar e conquistar mais clientes para o seu negócio. 

A nova plataforma possui recursos como controle de orçamento flexível, direcionamento da publicidade e segmentação do conteúdo para diferentes públicos. Até então, somente grandes empresas contavam com recursos para anunciar dentro da plataforma TikTok For Business.

Mas, atenção, é importante avaliar se o TikTok é a rede social ideal para a sua empresa e para o relacionamento com os seus clientes. Lembre-se de que é uma rede social de perfil jovem e com linguagem extrovertida. Se a sua empresa tem um perfil mais formal e sério, talvez o TikTok não seja a melhor opção. 

Confira algumas dicas para usar o TikTok no seu negócio:

  • Seja criativo: a principal característica do TikTok é a informalidade, portanto use um tom leve e de humor nos seus vídeos. Além disso, sua propaganda tem que ter a cara da rede social, então não faça promoções pontuais e diretas nessa rede.
  • Crie vídeos divertidos que mostrem o dia a dia da sua empresa: o cliente gosta de ver como funciona a operação por trás das marcas.
  • Faça parcerias pagas com influenciadores digitais para divulgar os seus produtos. Lembre-se de que o influenciador precisa ter os mesmos interesses que a sua marca.
  • Faça vídeos tutoriais e utilize os desafios de hashtags, que são quando as marcas incentivam a criação de vídeos relacionados a determinado assunto. Isso gera engajamento.
  • Originalidade é a palavra-chave nessa rede social.
  • Humanizar a sua marca é essencial na hora de criar um bom conteúdo para o TikTok.

Para saber mais, veja o conteúdo a seguir:

E-book: TikTok – O que essa rede social traz de novo?

E aproveite os cursos do SEBRAE:

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